Brazil Greece

»

»

Queimar louro? 5 usos do louro que só os antigos conheciam

| Em 05/04/2024 às 19:58
Freepik.

O louro, também conhecido como Laurus nobilis, é uma planta muito utilizada na culinária, principalmente para temperar carnes e sopas. No entanto, além de seu uso na cozinha, o louro também possui diversas outras propriedades e usos que eram conhecidos e valorizados pelos antigos. Na verdade, não é à toa que os gregos antigos e inclusive deuses gregos já usavam a planta. Isso é porque há usos do louro que só os povos antigos conheciam. Mas agora você pode conhecer também.

Usos do louro que só os povos antigos conheciam

1. Repelente natural

Primeiramente, uma das propriedades do louro que era conhecida pelos antigos é o seu poder repelente. Assim, colocar folhas de louro dentro de armários era uma prática comum para afastar insetos e garantir uma noite tranquila de sono. Além disso, o cheiro do louro também era utilizado para repelir mosquitos e outros insetos indesejados em ambientes fechados. Tudo isso devido aos óleos essenciais que ele libera.

Leia mais: 4 coisas que parecem inofensivas, mas são perigosas (e até fatais)

2. Redução da ansiedade

Outro uso do louro que era amplamente conhecido pelos antigos era o seu efeito calmante e redutor da ansiedade. Isso porque o aroma do louro tem propriedades relaxantes e pode ajudar a aliviar o estresse e a tensão do dia a dia. Por isso, muitas pessoas costumavam queimar folhas de louro como um incenso natural para criar um ambiente tranquilo e propício para a meditação e o relaxamento.

3. Crenças populares de boa sorte e purificação

Além disso, o louro também se associava a crenças populares de boa sorte e purificação. Por exemplo, na Grécia Antiga, os atletas que venciam os jogos olímpicos recebiam uma coroa de louros como símbolo de vitória e honra.

4. Crença popular contra as energias negativas

Além disso, acredita-se que o louro tenha o poder de purificar ambientes e afastar energias negativas. Por isso, era comum encontrar ramos de louro pendurados nas portas das casas ou utilizados em rituais de limpeza espiritual.

Leia mais: Quer saber se um azeite é fraudado? Sua geladeira pode ajudar!

5. Propriedades medicinais

Por fim, o louro também possui diversas propriedades medicinais que os povos antigos já conheciam bem. Por exemplo, o chá de folhas de louro era uma bebida que usavam como um remédio natural para tratar problemas digestivos, como má digestão e gases intestinais. Além disso, o louro também possui propriedades anti-inflamatórias e pode ser utilizado para aliviar dores musculares e articulares.

Ademais, outro uso medicinal do louro era para tratar problemas respiratórios, como tosse e congestão nasal. O vapor do chá de louro era inalado para aliviar os sintomas e promover a desobstrução das vias respiratórias.

Porém, é importante ressaltar que, apesar de suas propriedades medicinais, o louro não deve substituir tratamentos médicos convencionais. Portanto, sempre consulte um profissional de saúde antes de utilizar qualquer planta ou substância para tratar problemas de saúde.

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

Tags: casa | cozinha | plantas

RECENTES

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

0 comentários