Quanto será o IPVA 2023? Veja os valores que já estão disponíveis!

Saiba quais são as novas informações que todo motorista deve saber antes de virar o ano.

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores é o famoso IPVA, esse imposto é aplicado para as pessoas que possuem carros em seu nome. Apesar de que ele deve estar sempre em dia, muitas vezes há atrasos. Além disso, a cada ano as informações sobre este tipo de tributo deixam os motoristas ansiosos.

Dessa forma, reunimos hoje informações mais completas sobre o IPVA 2023 para que você esteja atualizado(a) em relação aos valores e calendário de pagamento.

Calendário de pagamento do IPVA 2023

Para que o veículo esteja apto para circulação, é necessário que o pagamento do IPVA esteja em dia. No entanto, este valor pode variar de um estado para o outro, além de variar de acordo com o modelo do veículo.

Além disso, é importante consultar se você possui o direito de ter a isenção dessa taxa, normalmente concedida para pessoas com alguma deficiência e para alguns veículos já isentos. 

Apesar dessa possibilidade, o tributo permanece para a maior parte dos condutores, por isso é necessário estar atento ao calendário de pagamento. Dessa forma, algumas datas já foram antecipadamente disponibilizadas pelos estados.

Para saber exatamente quantas parcelas foram disponibilizadas, valor de desconto para parcelamento antecipado e dia do pagamento é necessário pesquisar as informações do seu estado especificamente. Para isso, vários estados já divulgaram, como São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

LEIA MAIS:

Tabela de preços

O valor do IPVA para os veículos novos é diferente, será necessário verificar qual valor consta no documento fiscal do automóvel. Paralelo a isso, os veículos usados seguirão com a média de preços do fim do ano passado, nesse caso, 2022. Além disso, ambas as tabelas seguem o ano de fabricação do veículo e Minas Gerais foi um dos estados que já divulgou as taxas para 2023. Confira a seguir:

  • IPVA de 4% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários, picapes de cabine estendida e dupla;
  • IPVA de 3% para caminhonetes (carga e furgões);
  • IPVA de 2% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização voltada para transporte público;
  • IPVA de 2% para motocicletas e similares;
  • IPVA de 1% para veículos de locadoras (pessoa jurídica);
  • IPVA de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhão e caminhão-trator.

Gostou das informações sobre impostos? Então não deixe de acompanhar outros textos interessantes no site Brazil Greece! Não deixe de ficar por dentro das novidades, é só clicar aqui e selecionar a opção ✩ Seguir.

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais