O verão é uma estação adorada por muitos, mas, o calor intenso pode ser um desafio para manter a casa fresca e confortável. Porém, no Brasil, as altas temperaturas não estão nem mesmo esperando o verão aparecer para dar as caras. Prova disso são as ondas de calor intenso pelas quais estamos passando este ano. E, não é só no Brasil. Isso porque, em 2024, as temperaturas atingiram recordes também na Europa. Não é à toa que a internet foi inundada de notícias sobre a onda de calor no verão europeu. Portanto, seja você brasileiro, ou europeu, ou mesmo que você more em outro lugar que também faça calor, esse artigo pode te ajudar e muito! Felizmente, existem medidas simples que podem ser tomadas para enfrentar as altas temperaturas e garantir um ambiente agradável. Então, aprenda a manter sua casa fresca e agradável mesmo nos dias mais quentes do verão.
Leia mais: Anvisa proíbe marca famosa de fórmula infantil: veja qual é
Dicas para manter sua casa fresquinha até mesmo no verão
Pode até ser que você não goste muito dele, mas o verão e o calor sempre estarão aí, ano após ano, nos prometendo algumas ondas de calor. Então, o melhor a fazer é realmente e preparar para enfrentá-lo. E, considerando que nem sempre o ar-condicionado é uma opção econômica, conhecer alguns métodos naturais para ventilar a casa no verão se mostra extremamente útil. Até porque, nem sempre o ventilador consegue resolver o nosso problema, convenhamos. Então, confira algumas dicas a seguir!
1. Use ventilação natural
Uma maneira eficiente e econômica de resfriar sua casa, é usar a ventilação natural. Mas, como assim? Quando estiver ventando, abra as janelas e portas para circular o ar. Além disso, posicione os ventiladores estrategicamente para promover o fluxo de ar e a brisa refrescante. Acredite, muitas vezes o calor é apenas o resultado de uma circulação de ar inadequada. Às vezes, abrir as janelas em pontos estratégicos podem criar uma corrente de ar que transformará o clima na sua casa.
Leia mais: 5 hábitos diários para começar bem o seu dia, de acordo com os especialistas
2. Invista em cortinas e persianas
Cortinas e persianas podem ser boas aliadas para combater o calor. Mas, não é qualquer uma que solucionará o problema. Por isso, escolha tecidos leves, que bloqueiam parte dos raios solares, sem reduzir a luz, como é o caso das “blackout”. Além disso, para evitar o superaquecimento dos cômodos, mantenha as cortinas fechadas nos horários de maior calor.
3. Use ventiladores e umidificadores de ar no verão
Tudo bem que nem sempre os ventiladores serão a solução, mas você pode potencializar o efeito deles. Portanto, maximize o resfriamento de ambientes com a estratégica colocação de ventiladores. Direcione o fluxo de ar para as áreas mais frequentadas da casa. Uma outra dica é colocar uma garrafa, ou uma bacia de água na frente dos ventiladores, assim, você perceberá um frescor muito maior. Além disso, os umidificadores de ar evaporativos são uma alternativa refrescante, promovendo o frescor ao evaporar a água.
Leia mais: Almoço rápido: 3 receitas fáceis para você se sentir na Grécia
4. Cuide da iluminação
Por fim, opte por lâmpadas de LED, pois as incandescentes e halógenas emitem calor, elevando a temperatura do ambiente. Além disso, lembre-se de apagar as luzes nos cômodos desocupados para evitar o aquecimento desnecessário. As lâmpadas de LED são eficientes e não geram tanto calor. Além disso, ligue as lâmpadas apenas quando realmente for necessário, para evitar um aquecimento maior do cômodo. Então, além de economizar financeiramente, você também evitará o “perrengue” do calor.
Gostou deste artigo sobre como manter a casa fresquinha, mesmo no calor e no verão? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários