Viagem para a Europa: trem ou avião, qual escolher?
Europa de trem ou avião? Qual escolher? Confira!
A resposta é:
Depende.
Depende da distância a ser percorrida, da duração da viagem, da quantidade de trocas, da quantidade das malas, do preço e da sua preferência, é claro.
Caso opte por viajar de trem pela Europa, é importante reservar as suas passagens com antecedência, de preferência cerca de 3 meses antes. Dessa forma, além de evitar o esgotamento dos tickets, você ainda consegue preços bem melhores que podem chegar até a metade do preço. Acredite, a gente já economizou muito com isso.
A depender dos preços e da duração da viagem, muitas vezes uma viagem de trem pode valer mais a pena do que uma viagem de avião. Portanto, lembre-se de comparar os preços antes de fazer a sua escolha.
O trem possui suas vantagens e uma das principais é o fato de não ter limite de peso nem de quantidade de bagagem. Porém, aqui vale o bom senso de não exagerar pois, em geral, você terá que colocá-las em um compartimento conjunto. Além disso, muitas vezes a viagem vai envolver trocas de trem, portanto, facilite a sua vida evitando malas pesadas.
Com o trem, há também a vantagem de não ser necessário chegar com a antecedência de 2-3 horas, cerca de 20-50 minutos costumam ser o suficiente. Além do mais, não tem check in nem todas aquelas revistas de segurança, o que reduz o seu risco de perder a viagem e também de perder alguns objetos pelo caminho, como já foi o nosso caso.
Além disso, em uma viagem de trem você sai do centro de uma cidade e chega ao centro da outra, o que facilita bastante o transporte para a sua acomodação. Já no caso de voos, alguns aeroportos podem ficar longe do centro da cidade e os gastos com o transporte podem ser grandes.
Se você estiver viajando pela Europa Central, nós recomendamos fortemente que considere usar o trem. Dessa forma, você poderá apreciar lindas paisagens campestres e alguns cartões postais de tirar o fôlego.
☞ Europa Central inclui: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslováquia, Hungria, Liechtenstein, Luxemburgo, Países Baixos, Polônia, República Checa e Suíça.
Caso opte por viajar de avião, é importante verificar o aeroporto de destino pois, às vezes, a fim de economizar, optamos por low cost companies, que são companhias aéreas de baixo custo comuns na Europa. Porém, muitas vezes, essas empresas operam voos para aeroportos menores que costumam ficar afastados do centro da cidade.
Pode ser que isso não seja um problema, mas em uma cidade grande como Londres, que tem seis aeroportos e na qual a moeda circulante é a libra, acredite, isso faz diferença.
Nós, particularmente, sempre que possível, optamos por viajar de trem, principalmente devido aos perrengues de voo que já enfrentamos. Porém, em viagens com duração maior que 6 horas, ir de trem pode ser desgastante. Mesmo que você seja daqueles que, assim como eu, consiga dormir em qualquer situação.
Não pense que uma noite dormida em um trem te deixará descansado ou te fará economizar dinheiro com hotel. Isso pode até valer para viagens que duram alguns poucos dias, porém, em uma viagem maior, o cansaço irá pesar e te fará perder pelo menos mais um dia para recuperar as suas energias.
Lembrando que os trens saem no horário marcado, portanto, seja pontual!