O consumo excessivo de açúcar, sem dúvidas, é um desafio para a saúde pública global. Principalmente, por estar em diversos alimentos, desde bebidas até alimentos processados. Sem falar nas consequências negativas para o organismo. Porém, é possível apostar nos melhores adoçantes para substituir o açúcar na sua dieta.
A presença do açúcar como ingrediente de tantos alimentos e bebidas dificulta mesmo que se evite o próprio consumo. Ainda assim, muita gente vem tentando aboli-lo da dieta. Contudo, há também uma variedade ampla de adoçantes no mercado e o ideal é escolher aquele que, de fato, traga benefícios.
Melhores adoçantes para substituir o açúcar na dieta
Stevia
Uma das opções mais populares, o Stevia aparente entre os melhores adoçantes para substituir o açúcar por dois motivos. Primeiro, ser um produto natural, uma vez que tem sua extração das folhas da planta Stevia rebaudiana.
Além disso, não afeta os níveis de açúcar no sangue, mesmo sendo de 200 a 300 vezes mais doce que o açúcar refinado. Por fim, também não possui calorias adicionais.
Por outro lado, ainda temos o extrato de stevia, sua forma altamente purificada. Embora chegue a ser até 400 vezes mais doce que o açúcar refinado, também não altera a glicose no sangue. Portanto, é seguro para pessoas com diabete.
Xilitol
Outro adoçante natural de baixa caloria, o xilitol é extraído principalmente da casca de bétula. Como resultado, traz um sabor bastante semelhante ao açúcar comum. Uma de suas vantagens é, além de adoçar, ajudar na prevenção à cárie. Por isso, é muito usado chicletes, balas e outros produtos sem açúcar.
LEIA MAIS: O que são os fios brancos da banana e o que acontece se você comê-los?
Eritritol também é um dos melhores adoçantes para substituir o açúcar
O eritritol é um adoçante natural presente em frutas, como peras e melões. A partir de sua extração, é convertido em um pó cristalino fino. Tem um sabor semelhante ao açúcar e não causa problemas digestivos, comuns com outros adoçantes.
Aspartame
Sem dúvidas, um dos adoçantes para comuns, o aspartame combina aminoácidos e é cerca de 200 vezes mais doce que o açúcar refinado. Na prática, usa-se como ingrediente em muitas bebidas açucaradas e doces, pois não adiciona calorias. Porém, algumas pessoas podem ter reações alérgicas ao consumi-lo, portanto, deve-se consumir com cautela.
Sucralose
Adoçante artificial sem calorias, a sucralose é aproximadamente 600 vezes mais doce que o açúcar refinado. Por ser metabolizada de forma diferente do açúcar pelo organismo, não altera os níveis de glicose no sangue.
Considerada um dos melhores adoçantes para substituir o açúcar, é encontrada em refrigerantes, doces e barras de cereais.
LEIA MAIS: 4 dicas científicas comprovadas para aumentar a atratividade feminina
Frutose é um dos melhores adoçantes para substituir o açúcar, mas pede cuidado
Encontrada naturalmente em frutas e vegetais, a frutose é, de fato, uma opção saudável para adoçar. No entanto, seu consumo excessivo provoca problemas de saúde, como obesidade e doenças do fígado.
Agave
O agave é um adoçante natural extraído da planta de mesmo nome. É encontrado em muitos produtos sem açúcar e possui um sabor muito doce. O agave não afeta os níveis de açúcar no sangue e é uma escolha saudável quando usado com moderação.
Mel
Aqui, temos, sem dúvidas, um dos melhores adoçantes para substituir o açúcar no dia a dia. Em primeiro lugar, o mel é um produto natural cheio de propriedades benéficas para o organismo. Por exemplo, antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais.
Ademais, seu sabor o permite ser ingrediente de uma série de receitas, desde bebidas a bolos. No entanto, como o mel é um açúcar natural, é importante consumi-lo com moderação.
Xarope de bordo
Você já ouviu falar em xarope de bordo? Trata-se de um açúcar natural feito a partir da seiva da árvore de maple. Da mesma forma que o mel, contém antioxidantes e outros nutrientes benéficos para a saúde.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários