Nota rasgada tem valor? Veja como recuperar o seu dinheiro e economize

A sua cédula ainda pode ter valor a depender do dano.

Existem diversas maneiras pelas quais uma nota pode se tornar imprópria para uso, como, por exemplo, rasgos causados por manuseio inadequado ou puxões em locais onde esteja presa. Mas o que fazer em casos como estes? É importante que o indivíduo saiba como agir não apenas em situações de notas rasgadas, mas também em casos de rasuras, queimaduras ou outros tipos de danos.

O que fazer com as cédulas parcialmente dilaceradas?

Apesar de ser algo não muito visto, já que as pessoas estão utilizando muito mais o PIX e cartão de débito ou crédito, as notas ainda estão circulando pelo mercado como sempre estiveram. No entanto, poucas pessoas sabem o que fazer com aquelas mais comprometidas.

Com certeza você já se deparou com uma cédula pela metade, ou cortada em suas extremidades. Nesse sentido, é importante saber o que fazer, já que os comerciantes não são obrigados a receberem notas degradadas.

Neste caso, elas possuem valor apenas para depósito. Com isso, se você precisa fazer algum pagamento, dê preferência para depositar aquelas que estão mais comprometidas. No entanto, elas precisam possuir mais da metade de seu tamanho original em um único fragmento. Além disso, ainda é possível trocar na rede bancária por outra novinha em folha.

O mesmo se aplica para notas parcialmente queimadas e com caracteres estranhos, ou seja, aquelas que possuem escritas, desenhos ou qualquer demarcação em sua superfície. Em todos os casos, o Banco Central recolhe as notas recebidas e as destroem para que não voltem para o mercado.

LEIA MAIS: Cartão de Crédito Caixa SEM anuidade é liberado para novo grupo; confira!

O que fazer com as cédulas

Cédulas multi dilaceradas são notas cortadas em vários pedaços, um evento comum quando um cachorro ou um bebê encontra a nota e a confunde com um pedaço de papel.

No entanto, essas notas não possuem valor, pois nenhum fragmento é maior que a metade do tamanho original da nota. Devido a isso, elas não podem ser depositadas nem reaproveitadas de forma alguma pelo Banco Central, o que deixa sem solução a questão de como atribuir valor a essas notas rasgadas. Portanto, o ideal é substituí-las por notas inteiras ao realizar qualquer pagamento.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também