Wi-Fi 7: o que é? Conheça o futuro da internet

Nova geração sem fio promete revolucionar o mundo - confira.

Wi-Fi 7 representa o nome comercial da geração seguinte de redes sem fio, definida sob protocolo 802.11be.

Vale dizer que a plataforma encontra-se em fase de desenvolvimento, mas promete upgrades significativos na velocidade de acesso, latência e capacidade de transmissão.

Em outras palavras, a tecnologia deve elevar operações como streaming de vídeo na resolução de 8K, com tecnologias de Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e Internet das Coisas (IoT). Confira a seguir, detalhes mais completos!

Leia mais: Alguém pode estar roubando sua Wi-Fi: veja como descobrir e saiba o que fazer

Distinção entre Wi-Fi 6 Wi-Fi 7

Inicialmente, ambas possuem as mesmas frequências. Porém, precisamente a nova geração entrega uma performance superior por conta das suas especificações avançadas. 

Com isso, inclui a tecnologia Multi-Link Operation (MLO), que propicia uma conexão mais rápida e estável.

Benefícios e aplicações

De modo geral, o Wi-Fi 7 disponibiliza uma velocidade máxima extraordinária, baixo nível de latência, maior capacidade de transmissão e segurança elevada com WPA3.

Dessa forma, seu funcionamento inclui suporte para: 

  • Vídeos em resolução 8K: O Wi-Fi 7 é recomendado para a transmissão de vídeos em altíssima definição, devido às melhorias na velocidade de conexão;
  • Realidade aumentada ou virtual: A nova geração faz uso da tecnologia MLO, que reduz a latência, aprimorando o desempenho em aplicações de AR e VR;
  • Jogos online: A rede sem fio demonstra um desempenho superior em termos de latência em comparação com versões anteriores, resultando em menor ping e tempo de resposta aprimorado para jogos;
  • Transmissão de arquivos: Além disso, o Wi-Fi 7 apresenta uma velocidade nominal de até 46 Gb/s, aprimorando a experiência na transmissão de arquivos volumosos pela rede sem fio;
  • Uso industrial: Por fim, essa internet proporciona maior estabilidade ao utilizar múltiplas frequências simultaneamente. A Intel prevê que o Wi-Fi 7 atenderá a aplicações industriais de IoT, cirurgias remotas e telediagnóstico.

Expectativas

Até o momento, o Wi-Fi 7 aguarda a certificação da Wi-Fi Alliance até o ano de 2024. Portanto, dispositivos como o OnePlus 11 5G com chip Qualcomm, bem como empresas como Broadcom e Intel, estão testando essa tecnologia.

Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!

você pode gostar também