A Austrália é conhecida por seus animais selvagens estranhos e muitas vezes mortais! Lá você encontrará desde cobras venenosas até aranhas mortais que comem pássaros. No entanto, parece que um herbívoro incrivelmente adorável está roubando a cena. A resposta para isso você encontrará no texto abaixo.
Características do Wombat
O wombat tem pelagem cinza-clarinho, uma cabeça grande e impressionantes patas e braços curtos. Eles são marsupiais pequenos que na Austrália também são conhecidos como “bolsas gordinhas”, devido à forma de seus corpos.
Quando não estão pastando, esses pequenos mamíferos vivem sob a terra, onde escavam tocas e túneis. A cabeça deles se assemelha a um roedor, enquanto as largas unhas em suas patas têm formato de meia-lua. Os wombats dormem deitados de costas, esticando suas quatro patas.
Embora os wombats tenham uma aparência angelical, algo que os torna únicos é seu traseiro mortal! Sim, você leu corretamente.
As traseiras de um wombat são duras como pedra, e essa é a principal razão pela qual eles as utilizam para se defender, escavar, atrair fêmeas, acasalar e, ocasionalmente, esmagar os crânios de seus predadores. Até porque, até mesmo ao caminhar, a maneira como se movem é irresistível.
Leia mais: Viagem no tempo: cientistas explicam se é possível ou impossível
Por que os predadores evitam confrontar um Wombat?
As traseiras desses marsupiais são compostas por quatro placas ósseas que estão unidas entre si e são envolvidas por cartilagem, gordura, pele e pelo.
Alyce Swinbourne, da Universidade da Austrália do Sul e especialista em wombats, afirma no Guardian que esses animais usam a parte de trás de seus corpos para “tapar” suas tocas. Dessa forma, eles impedem a entrada de predadores e protegem as partes mais macias e vulneráveis de sua anatomia.
Claro, a mordida de um cão selvagem que vive na Austrália, conhecido como dingo, poderia causar danos sérios ao marsupial, mas não o mataria. Isso é confirmado por Swinbourne com as seguintes palavras: “Esses caras têm traseiras duras. Eles podem dar um bom chute. Eu já vi wombats chutando e levantando outros wombats no ar”, diz Swinbourne.
A cientista acrescenta que, devido à força e resistência dos wombats, muitos predadores nem se dão ao trabalho de “confrontar” esses marsupiais tão peculiares.
Leia mais: 9 coisas comuns no Brasil, mas proibidas em outros países
Mito ou realidade?
Embora muitas vezes tenham sido encontrados crânios e cadáveres de raposas e dingos fora das tocas dos wombats, frequentemente com ossos esmagados, Swinbourne é bastante cautelosa quanto à ideia de que o marsupial desferiria um golpe mortal.
Ela até acrescenta: “Várias espécies usam as tocas, incluindo predadores. Então pode ser que os wombats simplesmente estejam ‘limpando’ o lugar. Assim, quando eles entram lá, podem estar tentando puxar o animal morto para fora e, durante esse processo, esmagar o crânio ao tentar mover esse animal.”
Além disso, segundo a cientista, nenhuma raposa com peso de 8 quilos se arriscaria a enfrentar um wombat adulto de 20 quilos. “Por que fariam isso?”, pergunta.
Leia mais: Qual é o custo mensal de ter um pet? Veja os valores e se planeje
O outro uso do bumbum do Wombat
No entanto, as traseiras ósseas não servem somente para defesa, mas também para “encantar” ou “agradar” outros wombats. Os pequenos animais saem do marsúpio da mãe e, quando ela os repreende, pedem “desculpas” balançando ritmicamente a parte de trás de seus corpos. Assim como os filhotes, mas em um ritmo muito mais intenso e rápido.
Além disso, há um jogo que eles adoram, que envolve balanços e suaves chutinhos – algo que será muito útil no futuro, já que frequentemente se envolvem em “batalhas reais” com outros animais.
Leia mais: Rosto humano triste é encontrado em Marte e o motivo surpreende
Como os Wombats se acasalam?
Os wombats também adoram morder as traseiras uns dos outros – uma forma de flerte ousado que garante um acasalamento seguro. “Uma fêmea vai e morde a traseira de um macho e depois corre, enquanto ele precisa persegui-la. Ou o macho morde a traseira dela, fazendo com que ela fuja, e ele a persegue”, explica. “É parte do ritual.”
E, claro, a união de dois wombats não pode deixar de ser igualmente intensa. Muitas vezes os amantes retornam para suas tocas com pedaços significativos de pelo perdidos.
A cientista Swinbourne também menciona que, quando as pessoas veem isso, elas não acreditam.
Leia mais: O animal mais corajoso do planeta que enfrenta até uma alcateia de leões fácil!
As fezes quadradas que chamam a atenção
Mas, deixamos o mais estranho por último! Os wombats são conhecidos por suas fezes quadradas, algo que, até alguns anos atrás, nem os cientistas conseguiam explicar. No entanto, parece que a razão é o formato diferente de seu intestino.
E aí, você já conhecia o wombat?
0 comentários