11 coisas que talvez você não tenha feito em Brasília, mas deveria

A cidade reúne excelentes opções culturais e naturais, além das visitas aos monumentos que se destacam pelo design

No dia 21 de abril Brasília completou 64 anos! Sim, a jovem capital do país celebrou seu aniversário com uma programação que contou até com a presença do DJ Alok. Mas, fora das festividades, o que fazer em Brasília? Afinal, a cidade está sempre nos noticiários pelos acontecimentos e decisões políticas, né? Pois, saiba que além de todos os monumentos futuristas, existe muita coisa a fazer por lá!

De fato, a capital planejada do Brasil é um destino que combina arquitetura modernista, espaços verdes e uma rica história. Com projeto do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer, a cidade é Patrimônio Mundial da UNESCO e oferece uma experiência única para viajantes.

O que fazer em Brasília?

Antes de tudo, é importante frisar que Brasília tem características urbanísticas e arquitetônicas únicas. Como mostra uma matéria do portal Terra, suas linhas valorizam o por-do-sol típico do Cerrado, além do horizonte. Mas, além das construções bem ao estilo de Niemeyer, a capital brasileira conta com parques, lago artificial, além de um dos zoológicos mais visitados do Brasil.

Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes, em resumo, o centro das decisões políticas, pois abriga as sedes dos três poderes:

  • Palácio do Planalto (poder Executivo)
  • Congresso Nacional (poder Legislativo)
  • Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário)

Tanto a Praça quanto os edifícios que a cercam são obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Existem, inclusive, visitas guiadas na sede do Congresso e no palácio para conhecer seus bastidores.

Leia mais: O país paradisíaco onde o consumo de álcool é proibido

Uma das dicas do que fazer em Brasília é visitar o Memorial JK

Como o próprio nome já diz, é um museu, mausoléu e centro cultural em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, idealizador de Brasília. O prédio também tem o projeto de Niemeyer e, entre os itens de seu acervo, estão fotos da construção da capital, objetos pessoais e roupas de gala.

Contudo, no segundo andar do edifício, está um dos espaços mais importantes: a câmara mortuária. Nela, estão depositados os restos mortais do 21º presidente. Mantido pela família Kubistchek, tem o mirante e jardins exuberantes. Informações sobre valores de ingresso e horários para visita estão acessíveis no site oficial.

Catedral Metropolitana de Brasília

Moderna, a catedral tem, adivinhe, o projeto de Oscar. Um dos principais templos católicos do país, possui vitrais coloridos que filtram a luz natural, criando um espetáculo visual. Você pode tanto assistir a uma celebração quanto apenas apreciar as obras e seu interior.

O que fazer em Brasília? Visite seus museus e centros culturais

A capital nacional, claro, concentra museus e centros que exploram a história da cidade, bem como do próprio país.

Leia mais: País europeu dá 500 euros mensais para os avós que cuidam dos netos

Museu Nacional da República

Uma verdadeira viagem pela história e cultura brasileira, o Museu Nacional da República foi inaugurado em 2006 e integra o Conjunto Cultural da República. Projetado por Lucio Costa, é um marco do Setor Cultural Sul e celebra as artes visuais. Reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, abriga uma importante coleção de arte, com artefatos indígenas, pinturas, esculturas, além de programas educativos.

Centro Cultural Banco do Brasil

Um dos espaços do CCBB no Brasil, recebe exposições, shows, oficinas e eventos que celebram a diversidade cultural. As outras duas unidades ficam em São Paulo e Rio de Janeiro.

Planetário de Brasília

O Planetário de Brasília Luiz Crulz é um espaço público e o único fixo do Distrito Federal. Vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, se ocupa para a educação e divulgação científica. São três pavimentos que, além de exposições variadas, ainda projeta filmes e recebe excursões guiadas.

Conecte-se com a natureza

Nem só de construções vive a capital do Brasil! Ainda sobre o que fazer em Brasília há, por exemplo, um lago criado para lazer e melhorar a umidade da cidade. Também, um dos parques zoológicos mais visitados do país.

Parque Nacional de Brasília

Com área de 42.389,01 hectares, o parque que tem o apelido de Água Mineral é um verdadeiro refúgio em meio à cidade. A unidade de conservação protege os rios e vegetação naturais, tem piscinas cheias de minas d’água e lençol freático. Quem gosta de esportes pode aproveitar as trilhas para caminhada, cachoeiras e córregos.

Leia mais: Companhias aéreas de baixo custo: economia ou armadilha? Veja as melhores!

Lago Paranoá é uma das melhores opções do que fazer em Brasília

Um dos maiores lagos artificiais do Brasil, o Lago Paranoá é também um dos cartões-postais de Brasília. O espelho d’água reúne lazer e esportes náuticos, bem como passeios de barco, pesca e contemplação do pôr do sol. Ao redor, há desde bares e restaurantes a hotéis de luxo.

Jardim Botânico de Brasília

Predominantemente composto por vegetação do Cerrado, é um verdadeiro oásis de biodiversidade com plantas da flora brasileira e internacional. Só para exemplificar, em seus espaços, concentra:

  • a Trilha Mater
  • Centro de Conservação
  • Educação Ambiental
  • Jardim Japonês
  • Jardim Evolutivo
  • Orquidário

Parque da Cidade

O maior parque urbano da América Latina, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek fica na Asa Sul e tem 420 hectares. Fundado em 1978, possui áreas para piquenique, pistas de corrida, ciclovias, quadras esportivas, entre outras atividades.

Quando visitar Brasília?

Além de saber tudo o que fazer em Brasília, quando é a melhor época para visitar? De modo geral, a cidade tem um clima tropical de savana, com uma estação chuvosa e uma seca. A primavera (setembro a novembro) e o outono (março a maio) são as melhores épocas para visitar Brasília, pois têm temperatura mais amena e seca.

Leia mais: 5 sobrenomes mais antigos do Brasil: veja se o seu é um deles

Transporte para curtir o que fazer em Brasília

Embora o principal meio de transporte deja o carro, mesmo pela distância entre suas atrações e setores, também há opções de transporte público, sobretudo ônibus e metrô. Entretanto, se preferir, a pessoa pode tanto alugar um carro quanto usar serviços de táxi e aplicativos de transporte.

Ok, e falando nisso, como chegar a Brasília? Antes de tudo, há o Aeroporto Internacional de Brasília, o terceiro mais movimentado do Brasil, que fica a apenas 11km do centro.

Porém, por vias terrestres, as principais rodovias de acesso são a BR-040, BR-060, BR-020 e BR-070. Ou seja, meios de chegar até lá, não faltam!

você pode gostar também