13º salário: veja cinco coisas que você deveria fazer assim que recebê-lo

Entendendo e administrando com sabedoria o seu décimo terceiro salário.

O recebimento do 13º salário é um momento aguardado por muitos, mas você sabe realmente como aproveitar ao máximo esse benefício? Venha conferir algumas recomendações de especialistas em finanças para que você possa fazer escolhas inteligentes com esse recurso adicional no seu orçamento!

Saiba aproveitar o seu décimo terceiro salário

Dica 1: Livre-se de dívidas

Se você está lidando com dívidas, especialmente aquelas com altos juros como o cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito, priorizar a quitação dessas dívidas com o seu 13º salário pode ser a melhor decisão.

Em vez de deixar essas dívidas se acumulando, o que vai aumentar os juros dos atrasos e anular qualquer ganho que você teria com investimentos, quite-as para conseguir eliminar de vez esse furo no seu orçamento.

Leia mais: 6 hábitos que drenam a sua energia e pessoas de sucesso evitam

Dica 2: Não gaste tudo

É importante lembrar que o 13º salário pode ser um excelente ponto de partida para estabelecer ou fortalecer sua reserva financeira, então salve parte do benefício caso seja possível.

Você não precisa depositar todo o valor na poupança, mas vale a pena reservar uma parte dele como um salva-vidas para cobrir aquelas despesas que surgem do nada e te pegam de surpresa.

Dica 3: Faça investimentos

Aplicar uma parte do seu 13º em alternativas como previdência privada ou títulos públicos ligados ao IPCA é uma ótima opção. Com os rendimentos que essas escolhas estão trazendo atualmente, esse pode ser um trampolim para alcançar aquelas metas e sonhos do futuro, tudo conforme o que você busca financeiramente.

Dica 4: Cuidado com os gastos de final de ano

Com a chegada das comemorações de fim de ano, muitas pessoas gastam o 13º salário inteiro em viagens ou gastos festivos. Para os entusiastas das compras natalinas e da virada de ano, é vital planejar esses gastos para não acabar se prejudicando.

Defina um teto para seus gastos, tomando cuidado para não gastar mais que 20% do que você ganhou com o benefício. Esse passo simples ajuda a manter uma reserva financeira para as despesas que costumam aparecer no início do ano, mantendo seu orçamento equilibrado.

Leia mais: Saia do aperto! Os 6 melhores métodos caseiros de economizar dinheiro

Dica 5: Use o dinheiro em diferentes momentos

Você pode dividir o 13º e aproveitá-lo em diferentes momentos. Realize uma análise minuciosa do seu orçamento, eliminando gastos desnecessários e estabelecendo metas financeiras de curto, médio e longo prazo. Isso ajudará a manter o foco e evitar desvios no caminho, fazendo o benefício render bem mais.

você pode gostar também