Brazil Greece

»

»

4 alimentos que causam câncer segundo a OMS e você provavelmente consome

| Em 04/07/2023 às 08:00

Não é novidade para ninguém o quanto é importante adotar uma alimentação saudável. Mas, isso não se refere apenas a nutrientes e vitaminas essenciais. A preocupação inclui, sobretudo, evitar itens prejudiciais à saúde. Então, fique atento, pois a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou 4 alimentos que causam câncer.

Quem divulgou a lista foi a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc). O órgão é um braço da OMS e, no caso, fica responsável pelas pesquisas relacionadas à doença. Entre os itens da relação está o aspartame, presente principalmente em refrigerantes dietéticos. Também, alimentos, medicamentos e compostos químicos.

A classificação segue critérios de qualidade e quantidade das evidências científicas comprovativos destes alimentos que causam câncer. Veja mais sobre isso.

Quais são os alimentos que causam câncer?

A princípio, a revelação que mais assustou sobre os alimentos que causam câncer foi o aspartame. O substituto do açúcar é altamente consumido, tanto em refrigerantes como na forma refinada. Neste caso, a classificação do adoçante foi como “possivelmente carcinogênico”. Da mesma forma, picles de vegetais e carne vermelha.

Em outras palavras, estes alimentos possuem risco aumentado de diferentes tipos de câncer. Porém, carecem de consenso científico. Por outro lado, há grupos de alimentos que causam câncer, segundo comprovações mais robustas. Por exemplo:

Carnes processadas

Em primeiro lugar, vêm as carnes processadas, como salsicha, presunto e linguiça. Sua relação com tumores, principalmente, intestinais e colorretais é pauta da OMS desde 2018. Só para ilustrar, as chances de desenvolver a doença são de 18% para o câncer colorretal e 22% para doença no reto.

Ademais, o crescimento é de 21% para câncer de cólon. Por fim, há vínculos entre o consumo destes alimentos que causam câncer a tumores, também, no pulmão e mama.

LEIA MAIS: Vilões da alimentação! 4 ingredientes que aumentam a fome e sabotam a dieta

Noz de betel

Presente na lista da OMS desde 2013, a noz de betel ou noz de areca vem de uma palmeira asiática. Seu consumo é popular na região principalmente pelo efeito estimulante. Seus efeitos cancerígenos são ainda mais intensos por ser mascada com outras substâncias, por exemplo, tabaco.

Sendo assim, seu consumo se relaciona à incidência dos cânceres de boca e cavidade bucal.

Peixe salgado chinês

Embora não seja popular no Brasil, é importante ficar de olho neste aqui também. O peixe salgado chinês tem processo semelhante ao da carne de sol. Ou seja, para preservar o alimento, acrescenta-se sal. A OMS o considera com um dos alimentos que causam câncer desde 2012, mesmo que os estudos sobre isso sejam anteriores.

A indicação é de que os tumores causados pelo peixe salgado chinês sejam, principalmente, os de nasofaringe.

LEIA MAIS: Cochilar durante o dia ajuda a preservar o cérebro? Veja o que diz a pesquisa

Bebidas alcoólicas estão entre os alimentos que causam câncer

Ok, as bebidas não são exatamente alimentos, mas sim, provocam câncer. Aliás, não só isso, como também outras doenças, potencialmente graves.

Os malefícios do álcool, mesmo consumido moderadamente, extrapolam o câncer. Em outras palavras, incluem dependência química, problemas hepáticos, entre outros. Mas, sobre os tumores, há relação a tumores, por exemplo, de mama, fígado e esôfago. Por isso, está na lista da OMS desde 2012.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Mesmo nas casas mais bem cuidadas, baratas e formigas podem aparecer de repente. Muitas vezes, o problema não está na limpeza em si, mas em pequenos detalhes do dia a dia que acabam passando despercebidos. Uma embalagem mal fechada, uma gota de gordura esquecida no...

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Se existe um quitute que traz aconchego nos dias chuvosos, esse é o famoso bolinho de chuva. A receita é simples, prática e leva poucos minutos. É aquele tipo de preparo que lembra tardes tranquilas em família, algo muito presente tanto nas casas brasileiras quanto...

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

A inteligência emocional deixou de ser apenas um conceito da psicologia e se tornou uma das habilidades mais importantes da vida moderna. Ela aparece nas conversas com amigos, nas decisões do trabalho, nos momentos de crise e até nas situações simples do dia a dia....

0 comentários