Brazil Greece

»

»

5 coisas bizarras que Alexandre, o Grande, trouxe da Ásia para a Europa

| Em 23/01/2024 às 12:41
Freepik.

Alexandre, o Grande, figura emblemática na história humana, é reconhecido não apenas por suas conquistas militares, mas também por sua influência cultural e pela introdução de coisas da Ásia nunca antes vistas na Europa. Por isso, aqui mostraremos alguns dos elementos mais interessantes que Alexandre trouxe do continente asiático, detalhando suas origens e impactos na sociedade europeia. Está preparado(a) para mergulhar nessa história?

Juventude e ascensão de Alexandre

Antes de mais nada, nascido na Grécia em 356 a.C., filho de Filipe II da Macedônia e Olimpíada, Alexandre cresceu em um ambiente de fortes influências culturais e militares. Então, educado por Aristóteles, ele herdou o trono macedônico aos 20 anos após o assassinato de seu pai, iniciando uma série de conquistas que expandiriam significativamente os domínios de seu império. A formação de seu vasto império uniu culturas distintas, permitindo uma troca rica de ideias e práticas entre a Europa e a Ásia.

Leia mais: Menu de Aristóteles: aprenda a comer como um filósofo grego

As coisas mais estranhas que Alexandre, o Grande trouxe da Ásia para a Europa

Durante suas campanhas na Ásia, Alexandre se deparou com diversas culturas e tecnologias que, mais tarde, seriam integradas ao mundo europeu. Entre os itens mais diferentes estavam:

Periquito-alexandrino

Esta espécie de pássaro, originária da Índia, foi uma das curiosidades trazidas por Alexandre. Além disso, sua coloração vibrante e capacidade de imitar sons humanos fizeram dele um animal exótico e interessante na Europa.

Bananas

Como assim, bananas? Embora hoje seja uma fruta comum, as bananas eram desconhecidas na Europa antes das conquistas de Alexandre. Então, sua introdução alterou hábitos alimentares e contribuiu para a diversificação da dieta europeia.

Cana-de-açúcar

Originalmente usada principalmente como medicamento na Ásia, a cana-de-açúcar foi introduzida na Europa por Alexandre. Com o tempo, ela se tornaria uma commodity valiosa, especialmente para a produção de açúcar.

Algodão

A introdução do algodão na Europa teve um impacto significativo na indústria têxtil, mudando a maneira como as roupas eram fabricadas e usadas.

Prática da Crucificação

Infelizmente, nem todas as contribuições foram positivas. A crucificação, uma forma brutal de execução, foi uma das práticas adotadas na Europa após as conquistas de Alexandre.

Leia mais: 10 nomes femininos inspirados na mitologia grega que transmitem força

Influências e legado

Além de introduzir essas curiosidades na época, Alexandre promoveu uma mescla cultural, resultando no que é conhecido como Período Helenístico. Através de casamentos mistos, como o seu próprio com Roxana, uma princesa persa, ele incentivou a fusão das culturas grega e asiática. Alexandre também adotou e respeitou várias práticas e tradições dos povos conquistados, refletindo sua admiração e respeito pelas civilizações orientais.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: história

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest