Dicas

5 inseticidas caseiros fáceis de fazer que irão salvar as suas plantinhas

5 inseticidas caseiros fáceis de fazer que irão salvar as suas plantinhas
By     -   On

Os inseticidas caseiros para plantas são uma alternativa natural e segura aos inseticidas químicos comuns. Isso porque são compostos principalmente por ingredientes que encontramos facilmente em casa ou em lojas de jardinagem, por exemplo, óleos essenciais, alho, pimenta e sabão líquido. Por isso, trouxemos algumas receitinhas simples para você fazer por aí.  

A princípio, os ingredientes usados nestas receitas são misturados com água e pulverizados sobre as plantas para controlar e prevenir infestações de insetos. Uma das principais vantagens dos inseticidas caseiros para plantas é serem menos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana em comparação com os químicos. 

No geral, os produtos convencionais contêm substâncias tóxicas que podem prejudicar o solo, a água, a vida selvagem e até mesmo as pessoas. Além disso, muitos insetos desenvolvem resistência a eles. Por outro lado, os inseticidas caseiros são feitos de ingredientes naturais seguros para o meio ambiente, inclusive por sua compostagem. 

Receitas de inseticidas caseiros para plantas

Inseticida caseiro com óleo de neem

O óleo de neem é um óleo vegetal extraído da planta nativa da Índia e outros países asiáticos. Embora tenha propriedades repelentes, antifúngicas e antibacterianas, é seguro para o meio ambiente. Para fazer seu inseticida, basta diluí-lo em água e aplicar diretamente nas plantas e folhagens.

Quando o óleo de neem é aplicado às plantas, age como um repelente, sobretudo impedindo que insetos como pulgões, lagartas, mosquitos e ácaros se alimentem e se reproduzam nas folhas. E não se preocupe, pois em nada interfere na polinização ou germinação de sementes. 

Alho e pimenta são excelentes inseticidas caseiros para plantas

Alho e pimenta também são excelentes ingredientes para fazer inseticidas caseiros porque possuem propriedades repelentes naturais. Em primeiro lugar, o alho contém compostos sulfurosos que afastam insetos como pulgões, moscas-brancas e moscas-das-frutas. 

Já a pimenta contém capsaicina, aquele composto que causa uma sensação de ardor na boca. Assim, causa reação semelhante em insetos, sendo eficaz ainda contra pragas como pulgões, tripes e lagartas.

Para preparar sua receita, basta bater alho e pimenta no liquidificador e, depois, misturar ao álcool. Deixe a solução agir por sete dias em um recipiente fechado para, em seguida, diluir em água. A mistura pode ser pulverizada nas folhagens.

No entanto, o uso excessivo de alho e pimenta como inseticidas pode afetar negativamente espécies benéficas de insetos, como abelhas e joaninhas. Portanto, é importante usar com moderação. 

LEIA MAIS: 5 plantas que toda celebridade tem em casa e você também pode ter

Coentro

O coentro é outro ingrediente eficaz dos inseticidas caseiros para plantas por ter propriedades inseticidas, antifúngicas e bactericidas. Isso afeta principalmente as pragas de jardim, incluindo ácaros, pulgões e moscas-brancas. 

Para preparar sua receita, basta cozinhar as folhas em água por dez minutos para, logo depois, coar e pulverizar sobre as plantas doentes. Porém, deixe esfriar antes de aplicar 

Fumo de corda

Você conhece o fumo de corda? É uma mistura de folhas secas comumente usada na produção de cigarros. No entanto, também é um inseticida natural devido às propriedades tóxicas para muitas pragas de jardim, como pulgões, cochonilhas e lagartas. 

Além disso, ajuda a prevenir a transmissão de doenças de plantas causadas por vírus, pois os alcaloides presentes no fumo de corda são tóxicos para os insetos que os transportam.

Para preparar seu inseticida caseiro, basta misturar à água e álcool para, em seguida, deixar em infusão por algumas horas. Depois, pulverizar diretamente nas plantas infestadas, matando os insetos indesejados.

LEIA MAIS: 5 plantas que te ajudam a dormir melhor e ficam lindas no seu quarto

Sabão de coco

Por fim, o sabão de coco também entra como ingrediente de inseticidas caseiros porque sua composição química ajuda a quebrar a camada protetora dos insetos, tornando-os mais suscetíveis à desidratação e morte. 

Sendo assim, é eficaz no controle de pragas como pulgões, cochonilhas, ácaros e moscas-brancas. Vale lembrar que o sabão de coco é feito com óleo de coco e hidróxido de sódio, portanto é seguro para o meio ambiente e para as plantas.

E a receita é simples, precisando apenas diluir 3 kg de sabão em 5l de água. A solução é aplicada direto nas folhas. 

Cuidados para usar inseticidas caseiros em plantas

Em primeiro lugar, limite-se a usar os inseticidas, mesmo naturais, apenas uma vez na semana. De preferência, ao final do dia, para evitar que as folhas fiquem queimadas.

Além disso, ao mesmo tempo em que afastam pragas e insetos que destroem as plantas, estes inseticidas afetam também aqueles que, ao contrário, são benéficos e ajudam inclusive na polinização. Logo, precisam ser usados com moderação. 

Por fim, alguns destes ingredientes são tóxicos aos animais de estimação. Sendo assim, deixe as plantas fora do alcance para evitar envenenamento. 

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.