Curiosidades

8 erros mais comuns que desencadeiam acidentes de carro – você comete algum?

8 erros mais comuns que desencadeiam acidentes de carro – você comete algum?
By     -   On

Quando passamos por um acidente de carro, muitas vezes reduzimos a velocidade para dar uma olhada. Mas geralmente não há muito para ver. Dois carros amassados. Talvez um virado de cabeça para baixo. Uma ambulância fechando suas portas. Eu geralmente me sinto mal pelas pessoas que podem ter se machucado (ou pior). Além disso, ao reduzir a velocidade por esta razão, não se esqueça de que pode estar contribuindo para um congestionamento de carros atrás do seu carro.

Hoje, vamos conhece as razões mais comuns que causam acidentes

Dirigir Distraído

Isso inclui atividades como enviar mensagens de texto, falar ao telefone, ajustar o rádio ou comer enquanto dirige. Portanto, para evitar acidentes relacionados à direção distraída, mantenha sempre os olhos na estrada, as mãos no volante e a mente focada na direção. Além disso, evite o uso de dispositivos eletrônicos enquanto estiver dirigindo e pare em um local seguro se precisar usar o telefone ou lidar com outras distrações.

Perda de Controle

É difícil imaginar perder o controle do veículo, mas isso representa 11% de todos os acidentes. É reconfortante pensar que esses motoristas desafortunados ocupam o último 11% da escala de habilidades de direção. Porém, a ciência tem algumas notícias humilhantes para nós.

Acontece que a maioria de nós pensa sobre habilidades de direção de forma muito simplista. Especialistas dizem que a maioria dos motoristas está “longe de aproveitar totalmente a capacidade de seus carros em relação à velocidade”.

É importante praticar a direção responsável, evitar distrações, respeitar as leis de trânsito e estar atento às condições da estrada para reduzir o risco de acidentes. Portanto, priorize sempre a segurança ao dirigir e tome decisões responsáveis para proteger a si mesmo e aos outros na estrada.

Direção Impedida

Isso inclui dirigir sob a influência de álcool, drogas ou medicamentos que possam prejudicar sua capacidade de operar um veículo com segurança. Portanto, se você planeja beber ou tomar medicamentos que possam afetar sua habilidade de dirigir, utilize opções alternativas de transporte. Por exemplo, um motorista de aplicativo, transporte público ou serviço de transporte compartilhado.

LEIA MAIS: Etanol ou gasolina? Veja qual compensa mais e ECONOMIZE ao abastecer!

Encostar muito no carro da frente

Andar colado, ou seguir o veículo à frente muito de perto, pode resultar em colisões traseiras se o veículo à frente parar repentinamente. Portanto, mantenha sempre uma distância segura do veículo à sua frente e dê tempo suficiente para reagir a mudanças repentinas no tráfego.

Dormir ao volante

Dirigir com sono pode prejudicar o tempo de reação e as habilidades de tomada de decisão, levando a acidentes. Portanto, tenha uma quantidade adequada de descanso antes de dirigir, faça pausas regulares durante viagens longas e evite dirigir em horários em que normalmente estaria dormindo.

Estima-se que cerca de 7% de todos os acidentes de carro e 21% dos acidentes fatais ocorram com motoristas sonolentos. Pesquisas recentes indicam que 37% de todos os motoristas já adormeceram ao volante pelo menos uma vez na vida, 11% nos últimos 12 meses e 4% no último mês.

E nossas agendas cada vez mais ocupadas estão piorando o problema. Como isso acontece conosco? Mark Rosekind, que foi administrador da Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário durante o governo do Presidente Obama, disse: “As pessoas são péssimas juízas de seu próprio sono. Não sabemos quando estamos cochilando, prestes a cochilar ou até mesmo quando acabamos de cochilar. Nossos cérebros podem nos fazer dormir a qualquer momento.”

Direção Agressiva

Isso inclui comportamentos como andar colado, excesso de velocidade, mudar de faixa constantemente e envolver-se em comportamentos de raiva no trânsito. Portanto, pratique a paciência, o respeito aos outros motoristas e siga as leis de trânsito para evitar comportamentos de direção agressiva que podem levar a acidentes.

Como evitar acidentes no futuro?

Para evitar acidentes, é importante praticar técnicas de direção defensiva, manter o foco na estrada, obedecer às leis de trânsito e ser cortês com outros motoristas. Priorize sempre a segurança ao dirigir e tome decisões responsáveis para reduzir o risco de acidentes e proteger a si mesmo e aos outros na estrada.

Desrespeitar Sinais e Placas de Trânsito

Ignorar sinais de trânsito, como semáforos, placas de pare, placas de cedência de passagem e outras placas de trânsito pode levar a acidentes. Portanto, sempre obedeça às leis e placas de trânsito, e esteja atento em cruzamentos.

Conclusão

É importante praticar a direção responsável e evitar a direção sob efeito de substâncias que podem prejudicar a habilidade de dirigir. Além de manter uma distância segura do veículo à frente e obedecer às leis e sinais de trânsito para reduzir o risco de acidentes. Por fim, a segurança no trânsito é responsabilidade de todos os motoristas, e tomar decisões responsáveis ao volante é fundamental para evitar colisões.

Se você gostou deste artigo, não perca tempo e visite nossa página para conferir mais conteúdos como esse, dentre outros assuntos. Entre agora no Brazil Greece!

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.