Assim como os brasileiros, nós gregos também apreciamos uma boa comida. Na verdade, eu diria que o Brasil e a Grécia são provavelmente os países mais famosos pela culinária. Isso se deve ao nosso amor por comida bem temperada e por sobremesas, associando esses momentos ao lazer. Afinal, nada melhor do que desfrutar de uma refeição para se divertir de barriga cheia. No entanto, há algumas diferenças culturais relacionadas à comida, entre o Brasil e a Grécia, e é sobre isso que vamos falar aqui. Considerando que minha esposa é brasileira e eu sou grego, ainda podemos perceber essas diferenças em nosso dia a dia, mas acredite em mim, elas são até mesmo divertidas.
Leia mais: Segredo dos deuses: o que acontece se você tomar o chá grego da montanha?
Diferenças culturais em hábitos culinários entre o Brasil e a Grécia
Na Grécia, é comum o pão acompanhar todas as refeições. Inclusive, isso se aplica não só às casas gregas. Isso porque muitos restaurantes já o servem com qualquer prato que você pedir, geralmente sem cobrar, embora em alguns lugares possa haver uma taxa. No entanto, às vezes eles não perguntam se você deseja pão. Por exemplo, nas ilhas gregas, é comum cobrarem pelo pão extra, mas em minha cidade, próxima a Tessalônica, geralmente não cobram.
Além disso, temos os nossos ingredientes típicos. Por exemplo, o azeite de oliva é um ingrediente essencial, usado generosamente na salada grega, aproveitando seus benefícios para a saúde. Enquanto isso, o queijo feta é uma presença constante, no Brasil, eu costumo substituir pelo ricota, com um pouquinho de sal. Já o iogurte grego é encontrado em quase todas as casas.
A azeitona também é um elemento-chave na salada grega, e o pão pita do sanduíche grego é uma adição da qual eu não abro mão e consumimos quase que diariamente.
Enquanto isso, no Brasil, pratos como arroz, feijão, carnes de boi, frango e peixe são mais comuns.
Apesar de estarmos rodeados pelo mar aqui na Grécia, também consumimos uma variedade de carnes. Aqui também, o uso de especiarias e ervas típicas, como o orégano, é prevalente, enquanto no Brasil o destaque está em ingredientes como cebola, alho e pimenta.
E, falando agora de pratos típicos. Os pratos típicos gregos incluem moussaka, souvlaki, gyros e, é claro, a salada grega. Personalizar a salada com queijos locais é uma tradição em cada ilha grega. Inclusive, há uns queijos deliciosos!
Enquanto isso, no Brasil, pratos como feijoada, churrasco e moqueca são populares. Não vou mentir que eu até hoje não abro mão de um bom churrasco brasileiros.
Uma outra curiosidade é que na Grécia, o almoço é a principal refeição do dia, muitas vezes substituindo o jantar, que é servido mais tarde, por volta das 21h. Já no Brasil, o almoço geralmente é por volta das 11h ou meio-dia, e o jantar ocorre mais cedo, entre 19h e 20h. Porém, nada que seja muito difícil de adaptar.
Agora, um costume que temos na Grécia e que não percebi tanto no Brasil é que aqui costumamos esperar que o cozinheiro se sente à mesa antes de começar a comer, como uma forma de respeito ao anfitrião da casa. No começo, até alinharmos as diferenças culturais, passamos por alguns sufocos. Na verdade, todos os dias ainda descobrimos algumas diferenças. Porém, tudo é possível de se ajustar.
0 comentários