Você sabia que existem alimentos bons para quem tem ansiedade? Pois então, é sobre isso que falaremos aqui! A ansiedade é um problema que atinge cada vez mais pessoas, sejam elas jovens ou adultas. Normalmente, esse problema é tratado com o auxílio de remédios, terapia e exercícios físicos. Mas, algumas mudanças simples na alimentação podem diminuir alguns dos sintomas dessa doença. Portanto, você sofre ou conhece alguém que sofre com problemas de ansiedade? Então, confira este artigo na íntegra e veja quais são os alimentos bons para quem tem ansiedade.
Continue lendo: Almoço rápido: 3 receitas fáceis para você se sentir na Grécia
Como detectar a ansiedade?
Antes de mais nada, a verdade é que apenas um profissional da saúde capacitado pode dar um diagnóstico de ansiedade. Além de poder ajudar os pacientes com os sintomas mais graves. Contudo, existem alguns comportamentos mais comuns em crises de ansiedade. Além disso, muitos são conhecidos popularmente e podem sinalizar um problema maior.
Então, confira alguns dos sinais de ansiedade abaixo:
- preocupação generalizada e sem motivo
- medo
- irritabilidade
- tremores e suor
- dor ou aperto no peito
- falta de ar repentina
- tensão muscular
- palpitação
- dificuldade para se concentrar
Leia mais: Não viva só por viver! Passo a passo para encontrar o seu propósito de vida
É possível diminuir os sintomas de ansiedade com uma alimentação saudável?
Sim! Claro que a alimentação ajuda, mas não será capaz de tratar a ansiedade. Por isso, ela não exclui de maneira alguma a necessidade de um acompanhamento profissional para que seja instituído um tratamento. Mas, assim como muitos outros problemas de saúde, a ansiedade pode ser aliviada pelo consumo de alimentos. Então, invista em alimentos saudáveis em uma dieta balanceada!
Além disso, algumas comidas têm o poder de favorecer reações da química cerebral. Além de ajudar na produção e na ação de hormônios. Então assim, podem ajudar a diminuir a gravidade dos sintomas. Portanto, confira esta lista com algumas das comidas mais indicadas para esse fim!
Leia mais: Morango: a verdade para escolher os melhores do mercado
8 alimentos para quem tem ansiedade
1. Folhas verde-escuras
Essas folhas têm alto teor de uma substância chamada alfa-tocoferol, que agem como neuroprotetores. Ou seja, ela evita que o cérebro sofra com o estresse contínuo e, com isso, alguns sintomas da ansiedade são diminuídos. Além disso, você pode consumi-las tanto cruas, quanto refogadas, isso não muda o seu potencial neuroprotetor. Alguns exemplos são: couve, espinafre, rúcula, agrião e folhas de brócolis.
2. Castanha-do-Pará
Não é à toa que a castanha-do-Pará é famosa também no mundo fitness. Fonte de gordura boa, de selênio e vitamina E, ela tem potente efeito antioxidante. Portanto, é uma ótima opção para reduzir a inflamação no corpo, podendo reduzir também os sintomas de ansiedade. Além disso, a quantidade ideal vai variar de acordo com a sua dieta como um todo. Porém, tente não consumir mais que 3 Castanhas do Pará por dia.
Leia mais: 7 formas de controlar a vontade de comer doces sem sofrer
3. Iogurte
Por conter probióticos, o iogurte pode ajudar no bom funcionamento do seu intestino. Claro que há restrições, por exemplo, caso você tenha algum tipo de intolerância ou alergia alimentar. Cada vez mais há estudos mostrando a relação entre a saúde intestinal e uma boa saúde mental. Portanto, comidas fermentadas podem ajudar no controle da ansiedade.
Leia mais: 5 hábitos diários para começar bem o seu dia, de acordo com os especialistas
4. Peixes
Aqui o foco vai principalmente para os peixes mais gordos. Por exemplo, o salmão. Os peixes são ótimas fontes de gorduras boas para o corpo e também de outras substâncias importantes como vitamina D, ômega-3 e ácido docosahexaenóico. Elas atuam aumentando o poder ativo da dopamina e da serotonina, neurotransmissores responsáveis por relaxar o corpo. Além disso, essas substâncias também ajudam o corpo a combater inflamações em células cerebrais, bem comuns em quem sofre com a ansiedade.
Leia mais: Baklava: receita tradicional da deliciosa sobremesa grega antiga, por um grego
5. Sementes de abóbora
Além de deliciosas e de combinar tanto com sobremesas doces quanto com comida de sal, as sementes de abóbora são ótimas fontes de potássio e de zinco. Minerais importantes tanto para a função cerebral, quanto para um bom balanço de sais no organismo, quanto para o controle da pressão arterial.
6. Açafrão
O açafrão, também chamado de cúrcuma, é um tempero famoso pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, pode reduzir sintomas de depressão e ansiedade. Por fim, é também muito fácil incluir a cúrcuma na sua alimentação.
7. Chocolate Amargo
É isso mesmo! O chocolate pode ajudar a diminuir episódios de ansiedade se for consumido de maneira saudável. De fato, comer muito chocolate de uma vez não faz bem para a saúde, e até pode piorar a ansiedade depois de consumir tanto açúcar.
Então, se você quiser consumi-lo de forma mais saudável, dê preferência para os amargos, que são ricos em antioxidantes, como a epicatequina e a catequina.
Leia mais: Restaurante brasileiro eleito um dos mais belos do mundo: veja qual é e quanto custa comer lá!
8. Camomila
Essa ervinha famosa também pode ser uma ótima aliada para aliviar os sintomas ansiosos. Ela reduz a inflamação corporal por ser tanto anti-inflamatória quanto antioxidante. Portanto, que tal incluí-la naquele chá noturno?
Achou essas dicas interessantes? Confira nosso site e encontre mais artigos como esse. Clique aqui no site Brazil Greece para explorar mais matérias!
0 comentários