Brazil Greece

»

»

5 Dicas de beleza da Grécia Antiga – Os segredos das deusas gregas do Olimpo!

| Em 08/10/2022 às 17:58

A beleza era levada bem a sério na Grécia Antiga, tanto por homens quanto mulheres. Do mesmo modo que cuidavam – e ainda o fazem – da alimentação, também prezavam por uma pele saudável. Prova disso está nas dicas de beleza da Grécia Antiga.

Só para exemplificar essa preocupação, temos as obras de arte da época que retratam a forma humana perfeitamente. Ainda, os tratados filosóficos sobre a natureza da beleza da antiguidade atestam o fato do quanto isso era realmente valorizado.

Cosméticos naturais, por exemplo, eram usados ​​de forma ampla e regular, não apenas pela aparência física, mas também para a manutenção da saúde da pele e do corpo. Quer saber mais segredos? Confira dicas simples, porém eficazes, do que os gregos usavam para cuidar da beleza.

5 dicas de beleza da Grécia Antiga – os segredos das deusas gregas

Além dos cosméticos naturais, as mulheres da Grécia antiga realçavam sua beleza com ingredientes como leite, mel e azeite. Ou seja, elementos à nossa disposição até hoje. Isso facilita a adoção das dicas de beleza que, provavelmente, eram usados pelos deuses e deusas da Grécia Antiga.

Azeite de oliva

Ingrediente indispensável na cozinha, o azeite de oliva é um dos principais segredos de beleza da Grécia Antiga. Naquela época, o produto era usado para promover a longevidade, além de cosmético para a pele e o cabelo.

As mulheres começaram a usá-lo como hidratante, uma vez que revitaliza a pele seca e contribui para o processo de renovação celular.

Ademais, misturavam com açúcar ou sal e, como resultado, obtinham um poderoso esfoliante.

Com todos os esses cuidados, a pele ficava brilhante e saudável. Ah, aliás, o azeite grego é considerado o melhor do mundo.

Mel

Já falamos por aqui dos benefícios do mel grego, lembra? Uma de nossas dicas de beleza da Grécia Antiga, o mel tem um longo uso como cosmético, principalmente em máscaras faciais ou esfoliantes corporais.

A aplicação tem explicação nas propriedades calmantes. Tanto que, até hoje, é usado no tratamento de feridas, graças à ação antibacteriana e anti-inflamatória, também eficaz contra certos tipos de acne.

Iogurte

Nossa terceira na lista de dicas de beleza da Grécia Antiga é o iogurte grego. Calmante natural, o produto também nutre a pele e é ótimo para aliviar as queimaduras pós-sol. Sua fórmula contém probióticos, proteínas, vitaminas e minerais.

Os gregos também o usam como máscara antienvelhecimento, com o objetivo de revitalizar a pele seca e tratar eczema.

Sal marinho

Tanto os gregos antigos quanto os egípcios usavam o sal marinho para esfoliar a pele. O produto era misturado ao azeite para ser aplicado como peeling natural hidratante.

Leite

Simples assim, o leite encerra nossa lista de dicas de beleza da Grécia Antiga pelas propriedades suavizantes. Naquela época, era usado tanto o leite de vaca quanto cabra e burra. Porém, importante frisar que, uma vez que era caro, pouca gente tinha acesso.

Seja como for, o uso do leite de burra para fins cosméticos e medicinais é conhecido desde o Egito e Grécia Antigos. Para exemplificar, a rainha Cleópatra, cujas rotinas de beleza eram sagradas, se banhava em leite de jumenta para manter a pele macia e brilhante.

O poeta romano Ovídio também sugeriu que as mulheres usassem leite de jumenta no rosto para melhorar a saúde e a aparência da pele.

Simples, as dicas de beleza da Grécia Antiga, não? Você usa algum deles para manter a pele sempre saudável? Então, que tal ampliar esses cuidados também para o organismo, adotando cinco alimentos que fortalecem os ossos?

Por fim, gostou do artigo? Então confira mais informações como essa no nosso site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest