A sua cozinha pode ser um “prato cheio” para o desenvolvimentos de microrganismos responsáveis pela transmissão das DTA’s (Doenças transmitidas por alimentos). Por isso, é necessário seguir algumas recomendações de higienização, manipulação e armazenamento de alimentos, a fim de promover um ambiente seguro e livre de contaminações. No texto a seguir, você vai conferir os riscos que esses microorganismos trazem para sua saúde e os principais erros na cozinha que levam a proliferação dos mesmos.
Quais os riscos das Doenças Transmitidas por Alimentos
As DTA’s são doenças causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos dessas doenças que podem ser categorizadas da seguinte forma:
- Infecções transmitidas por alimentos: Doenças que se originam do consumo de alimentos que contenham organismos prejudiciais à saúde. Exemplos: Salmonelose, shigelose e toxoplasmose;
- Intoxicações alimentares: Doenças que ocorrem ao ingerir comidas com toxinas produzidas por microrganismos, como bactérias e bolores. Toxinas essas que comumente não possuem sabor e odor. Também são capazes de causar doenças mesmo depois da eliminação dos microrganismos. Exemplo: Botulismo e intoxicação estafilocócica;
- Toxinfecção causada por alimentos: Nesse caso a doença ocorre através dos exemplos anteriores em conjunto, e por consequência, os sintomas aparecem rapidamente, dentro de poucas horas após a ingestão do alimento contaminado. Exemplo: Cólera e gastrenterite (Clostridium perfringens).
Agora que você já tem noção do perigo que os maus hábitos na cozinha podem ocasionar, vamos aos exemplos.
5 erros que você comete na cozinha e que prejudicam sua saúde
Utilizar os mesmo utensílios para alimentos crus e cozidos
Esse tipo de prática pode levar a contaminação cruzada, que nada mais é do que a contaminação entre alimentos através de um mesmo utensílio/equipamento. Por isso, sempre separe os utensílios ou higienize-os conforme avança durante a preparação.
Arrumar alimentos na geladeira de forma aleatória
As geladeiras são projetadas para armazenar os alimentos conforme a sua necessidade de resfriamento. Por isso, siga as orientações descritas em seu refrigerador na hora de armazenar.
LEIA MAIS: 4 Utilidades Do Papel-Alumínio Que Você Nem Imaginava – Mas Precisa Conhecer!
Não higienizar frutas, legumes e hortaliças da forma correta
Lavar esses alimentos em água corrente não é o suficiente para se livrar dos microrganismos e você deve considerar esse um dos maiores erros na cozinha, tendo em vista que estes alimentos possuem bactérias que podem ser muito prejudiciais caso você faça sua ingesta. Para isto, você deve mergulhá-los em uma solução de água e hipoclorito de sódio. Além de utilizar uma colher de sopa de hipoclorito para cada litro de água.
Descongelar os alimentos em temperatura ambiente
O aumento da atividade de água favorece o crescimento bacteriano. Então, prefira descongelar os alimentos na geladeira e caso necessite de um descongelamento mais rápido pode optar pelo uso do micro-ondas.
LEIA MAIS: Limpeza Energética Com Sal Grosso Para Expulsar As Más Energias Da Sua Casa!
Não higienizar as mãos
Além de transferir microrganismos para o alimento caso suas mãos não estejam devidamente higienizadas, também ocorre o risco de acontecer a contaminação cruzada entre os alimentos que você manipular.
Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários