Sem dúvida, a comida é um dos maiores prazeres na vida humana. No entanto, nem todos os alimentos comestíveis são necessariamente saudáveis. Pelo contrário, certos alimentos podem causar danos graves à saúde, envenenando-nos gradualmente e acelerando o processo de envelhecimento.
A questão é que muitos desses alimentos passam despercebidos, pois já fazem parte da rotina culinária e são usados no preparo de diversas refeições. Portanto, destacamos alguns deles para que você comece a prestar mais atenção ao seu consumo. Confira abaixo.
Alguns alimentos prejudiciais à saúde
Óleo vegetal
Sem dúvidas, o óleo vegetal é um dos ingredientes mais comum na maioria das cozinhas e por levar esse nome, muitas pessoas não param para refletir sobre os males que pode trazer ao organismo.
Ele é um alimento composto por gorduras trans que são extremamente perigosas, por abrirem o caminho para doenças graves como a obesidade, câncer e mal de Alzheimer, além de contribuir para o envelhecimento precoce.
Desse modo, a melhor opção é evitar ao máximo utilizar esse óleo no preparo dos alimentos. Algumas sugestões saudáveis para a substituição são: óleo de coco ou de abacate e azeite de oliva.
LEIA MAIS: Comidas e bebidas que a gente adora e foram inventadas acidentalmente
Salsichas e frios
Quando buscamos receitas práticas, geralmente escolhemos ingredientes como salsichas e frios. No entanto, esses alimentos contêm substâncias extremamente prejudiciais ao nosso corpo, como sódio, nitratos, conservantes e aditivos.
A combinação dessas substâncias no organismo pode levar ao desenvolvimento de doenças como diabetes, doenças cardíacas e até distúrbios psicológicos. Uma excelente alternativa é sempre optar por frios artesanais, sem conservantes.
LEIA MAIS: Qual é o tempo máximo que a carne vermelha pode ficar no congelador?
Extrato de tomate
Sem dúvida, esse é um dos maiores venenos encontrados na sua cozinha. Embora não pareça, o extrato de tomate é rico em açúcar, o que contribui para o surgimento de cáries dentárias. Além disso, o consumo excessivo desse produto aumenta consideravelmente o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes.
Portanto, para evitar esses problemas de saúde, é aconselhável escolher sempre tomates frescos e preparar seu próprio molho.
Gostou dessas curiosidades? Então não deixe de conferir mais artigos como esse no site Brazil Greece!
0 comentários