A ansiedade é um transtorno que vem afetando cada vez uma parcela maior da população. Inclusive, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil possui um dos maiores índices de transtorno de ansiedade do mundo, com aproximadamente 10% da população que sofre com o quadro.
De modo geral, incerteza, tristeza, angústia, dificuldade para dormir são apenas alguns indícios causados por tal diagnóstico, que podem trazer bastante problema na qualidade de vida pessoal. Mas, a boa notícia é que há alguns hábitos e técnicas que podem ajudar no controle dos sintomas. É claro que nada substitui a consulta médica, o acompanhamento psicológico e o tratamento adequado. Mas, as terapias, se combinadas da forma ideal, podem ter seus resultados potencializados. Portanto, confira algumas dicas que poderão te ajudar a combater o transtorno da ansiedade.
Leia mais: Ikigai: 10 chaves para você descobrir o seu propósito na vida
5 dicas para combater o transtorno de ansiedade
1 – Pratique o autocuidado
O autocuidado é recomendado para entendermos o que gostamos e o que pode nos fazer mal, colaborando para o nosso autoconhecimento e consequentemente mudarmos atitudes negativas. Dessa forma, praticar o autocuidado, é essencial para elaborar uma rotina diária que promova equilíbrio e bem-estar em nossas vidas.
Ao nos cuidarmos, enviamos uma mensagem de reforço positivo ao nosso cérebro. Sendo assim, isso funciona como um hábito benéfico que puxa outros hábitos positivos na sua vida. Acredite, o poder de se cuidar é um dos maiores que existem.
Leia mais: O caminho para a felicidade: ‘Hygge’: veja a fórmula secreta da Dinamarca
2 – Adquira habilidades para manejar a ansiedade
Além disso, é interessante saber que a ansiedade corresponde a um sentimento que já faz parte da nossa vida desde tempos antigos, possuindo relação intrínseca com o nosso instinto de sobrevivência. Mas, o que mudou?
Mudou que hoje em dia nos deparamos com diversas informações de forma mais ágil e mais fácil. Assim, com o desenvolvimento da comunicação, o nosso cérebro é inundado de informações, mensagens, trabalhos e demandas a todo momento. Sendo assim, desconectar do mundo se torna praticamente impossível. Mas é necessário.
Assim, compreendendo que um certo nível de ansiedade é um fator natural. Assim como sentimentos esporádicos de tristeza e até mesmo sentimentos de euforia, o mais sensato é aprender a lidar com essas sensações, desde que esteja dentro da sua capacidade.
3 – Tenha um círculo social saudável
Uma pessoa ansiosa ou depressiva tende a se isolar. Isso porque, muitas vezes ela acredita que cortando o contato com o meio externo, evitará gatilhos para esses sentimentos.
Porém, manter um ambiente social enriquecedor é totalmente benéfico para combater o transtorno de ansiedade e assim viver de forma melhor. Na verdade, as relações de suporte e afeto colaboram significativamente para que a pessoa se sinta segura e não julgada.
Leia mais: 6 trabalhos que mais causam depressão
4 – Tenha hábitos saudáveis
A maioria dos transtornos, isso inclui a ansiedade, está ligada a uma rotina diária pouco saudável, você sabia? Desse modo, ter um sono de qualidade e praticar atividades físicas pode reduzir consideravelmente diversas doenças mentais. Então, que tal começar?
Leia mais: 7 alimentos gregos da dieta da ilha em que as ‘pessoas se esquecem de morrer’
5 – Possua aceitação ativa
Por fim, tanto os sentimentos negativos quanto os positivos fazem parte da vida de qualquer um. Portanto, não se sinta culpado se você estiver passando por um momento difícil. Eles são necessários para que as pessoas cresçam e também para que elas se tornem mais resilientes. Aprender com as adversidades é uma habilidade importante.
Ou seja, não é preciso apagar da sua mente imediatamente todas essas sensações ruins. O ideal é se permitir sentir, mas também saber deixar ir e aceitar algumas coisas que são imutáveis na vida.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários