Beber uma taça de vinho ou um pouco de cerveja é um hábito social amplamente difundido. No entanto, para algumas pessoas, especialmente os asiáticos, essa descontração pode rapidamente se transformar em desconforto. Se você já se perguntou por que algumas pessoas ficam com o rosto vermelho após consumir álcool, veja agora qual é a explicação para isso.
A síndrome do rubor asiático
Para cerca de 8% da população mundial, predominantemente descendentes de asiáticos, a síndrome do rubor asiático, também conhecida como “Asian Glow”, é uma realidade. Uma mutação genética torna essas pessoas intolerantes ao álcool.
Dessa forma, mesmo consumindo apenas uma única bebida alcoólica, é possível vivenciar uma gama de sintomas desagradáveis.
Isso inclui vermelhidão na pele, tontura, aumento da frequência cardíaca, sensação de falta de ar, náuseas e dores de cabeça. Muitas vezes, esses efeitos são instantâneos e podem prolongar-se por vários dias.
Leia mais: Smartwatches podem ser um risco para a sua saúde?
A relação entre mutação e riscos à saúde
A sua incidência é notável entre os asiáticos, afetando cerca de 40% dessa população. No entanto, a grande preocupação é a ligação dessa mutação com riscos à saúde a longo prazo.
Pesquisas sugerem que a deficiência enzimática resultante dessa mutação, especificamente na enzima ALDH2, está ligada ao aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares .
Leia mais: Dormir do lado esquerdo ou direito: qual é o melhor para a sua saúde?
Por que alguns corpos não toleram o álcool?
O problema reside na incapacidade do organismo de algumas pessoas de metabolizar eficientemente o acetaldeído, uma substância tóxica gerada quando o álcool é quebrado no corpo.
A enzima ALDH2 é responsável por transformar o acetaldeído em ácido acético, que é seguro para o corpo.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários