Brazil Greece

»

»

Sinais de que você sofre de complexo de inferioridade: saiba o que fazer

| Em 13/10/2023 às 16:30

Em diversos momentos da vida, é comum sentir-se inseguro ou autocrítico. Mas quando tais sensações dominam a rotina, pode-se estar diante do complexo de inferioridade, um transtorno que merece atenção.

Leia mais: Você se ama? 5 hábitos para ter uma boa autoestima e se amar HOJE mesmo

Uma visão aprofundada sobre o complexo

Nascido das observações do psicólogo Alfred Adler em 1907, o complexo de inferioridade foi descrito como um sentimento avassalador de não ser bom o suficiente.

Essas emoções podem originar comportamentos variados, desde se retirar socialmente por timidez até desenvolver atitudes agressivas como meio de compensar tal insegurança.

Ao se aprofundar nesse tema, é possível diferenciar duas principais categorias desse complexo, conforme elucidado pelo Kentucky Counseling Center.

Diferenciando os tipos de complexos

Complexos primários geralmente têm origem na infância, especialmente quando uma criança é consistentemente comparada a seus irmãos ou colegas. Por outro lado, complexos secundários surgem na idade adulta, quando alguém percebe que não atingiu suas metas por se sentir inadequado.

As implicações desses complexos vão além de sentimentos internos. Estendem-se a interações sociais, trabalho e relacionamentos, podendo limitar significativamente a vida de alguém.

Indicativos a serem observados

Se frequentemente você se descobre duvidando de suas habilidades e se posicionando abaixo dos outros, esse pode ser o primeiro sinal. A autocrítica intensa, mais do que um simples olhar reflexivo, pode ser prejudicial, atingindo várias facetas da vida, de interações sociais até tarefas profissionais.

O isolamento é outro indicativo. Se percebe que evita festas, reuniões ou qualquer tipo de confraternização por receio de julgamentos, ou simplesmente por se sentir inadequado, é o momento de reflexão. O medo da rejeição pode aprisioná-lo em uma bolha de solidão.

Uma ansiedade que parece não ter fim, preocupando-se constantemente com a opinião alheia e sentindo-se inadequado na maioria das situações, não deve ser negligenciada. Essa ansiedade, que vai além das preocupações cotidianas, pode ser a sombra do complexo de inferioridade.

Leia mais: 6 lições de vida dolorosas de aprender, mas que te deixarão mais FORTE

Reflexão sobre a autoavaliação

Raramente celebrar suas conquistas ou até mesmo minimizar sucessos é outro sinal revelador. Se para o mundo você alcançou algo grandioso, mas para si a sensação é que “qualquer um poderia fazer”, atenção: não permita que essa autodepreciação oculte sua real valia.

A constante comparação com os outros também pode ser um sinal. Em um mundo regido pelas mídias sociais, é fácil cair na armadilha de medir sua vida pela régua dos outros, esquecendo que cada pessoa tem sua própria trajetória e desafios.

Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest