Nem pera, nem uva, nem maçã… na salada mista das melhores frutas do mundo, quem subiu no pódio foi a jabuticaba! A frutinha pequenininha e carnuda ficou em segundo lugar no ranking elaborado pelo TasteAtlas. E tem mais! Na lista das favoritas entre leitores e leitoras do guia, aparecem mais duas delícias tipicamente brasileiras.
Antes de mais nada, para quem não sabe, o TasteAtlas é uma guia online de viagens experimentais. Nele, estão, por exemplo, listas dos melhores doces do mundo. Os resultados têm, como base, a votação dos seguidores e seguidoras.
Pois bem, a pergunta da vez foi sobre as melhores frutas do mundo. Como não seria surpresa, o Brasil “mandou bem” e emplacou três nativas. Entre elas, a jabuticaba.
Jabuticaba é a segunda entre as melhores frutas do mundo
O levantamento do TasteAtlas pede que as pessoas leitoras atribuam notas de 0 a 5 a cada item. Nossa querida jabuticaba levou, nada menos, que nota 4,7 na lista das melhores frutas do mundo.
Docinha, a fruta tem a casca roxa e polpa branca, excelente para licores, doces, sucos, geleias e, claro, comer in natura mesmo. Afinal, como bem disse Carlos Drummond de Andrade, “jabuticaba chupa-se no pé”.
Nativa da Mata Atlântica, a jabuticabeira, a árvore que dá os frutos, tem crescimento lento, ou seja, leva cerca de 10 anos para a primeira frutificação. Embora seja própria para pomares e quintais, há quem consiga fazer uso comercial.
Só para ter uma ideia, existe uma fazenda que faz deliciosos vinhos de jabuticaba! Ou seja, além de uma das melhores frutas do mundo, a fruta é bem versátil.
No entanto, mais do que uma delícia, a jabuticaba tem propriedades muito importantes para a saúde. A fruta é rica em carboidratos, ferro, além de vitaminas dos grupos C e B.
Açaí e guaraná também fizeram bonito!
Ainda no levantamento do TasteAtlas, outras duas representantes brasileiras brilharam entre as melhores frutas do mundo! O açaí, típico da Amazônia, ficou em 7º lugar com nota 4,5. Rico em antioxidantes, fornece aquela energia para o dia e ainda previne contra doenças degenerativas.
Outra frutinha amazônica que se destacou na lista foi o guaraná. A fruta, cuja origem tem explicação em uma linda lenda indígena, ocupou o 41º lugar e levou nota 4,2.
Estimulante, uma das melhores frutas do mundo melhora o cansaço mental e físico, além de ser diurético. Por isso, o guaraná é usado na produção de xarope, refrigerantes ou consumido em pó.
Leia mais: 7 coisas que brasileiros acham estranho quando chegam à Europa
Lista das melhores frutas do mundo
Ok, a gente já viu que o Brasil brilhou entre as melhores frutas do mundo, né? Mas, o páreo não foi nada fácil! Só para ilustrar, o primeiro lugar ficou com o mangostim, típico da Indonésia.
Suculenta, a fruta é doce, mas com leves notas de acidez, pode ser consumida pura. No entanto, é ótima em receitas, como saladas, sobremesas, chás, smoothies, cremes e sorvetes.
Quer ver quem mais apareceu na lista das dez melhores frutas do mundo? Dê uma olhada:
1º – Mangostão (Indonésia)
2º – Jabuticaba (Brasil)
3º – Deglet Nour (Argélia)
4º – Rodakina Naoussas (Grécia)
5º – Morango Cassubiano (Polônia)
6º – Wisnia Nadwislanka (Polônia)
7º – Açaí (Brasil)
8º – Lúcuma (Peru)
9º – Limão Sorrento (Itália)
10º – Mandarini Chiou (Grécia)
0 comentários