Brazil Greece

»

»

A verdadeira história da escultura grega mais famosa no Louvre

| Em 28/01/2024 às 13:59

Nike, a personificação da vitória na antiga religião e mitologia grega, era filha do titã Pallas e da deusa Styx. Frequentemente retratada na arte com asas e segurando uma coroa ou ramo de palmeira, ela se tornou um tema popular e inspirador. Entre as representações mais célebres da deusa está a Vitória de Samotrácia, um achado arqueológico do século II a.C. esculpido em mármore de Paros. Descoberta na ilha de Samotrácia em 1863, a obra-prima helenística exibe a Nike em uma pose dinâmica e poderosa, pousando na proa de um navio.

Embora a estátua não tenha a cabeça e o braço esquerdo, ainda é considerada um dos trabalhos mais expressivos da história da arte. Os restauradores também recuperaram parcialmente sua base original, composta por partes da proa de um navio.

A essência da perfeição na arte grega

A Vitória de Samotrácia transcende sua incompletude e se destaca como um exemplo de perfeição artística. Assim, a deusa é representada como uma figura alada descendo do céu para anunciar a vitória a uma frota vitoriosa. A escultura captura o momento exato do pouso da Nike na proa do navio, enquanto enfrenta o vento forte que agita suas vestes.

Esculpida em mármore de Paros e com tamanho superior ao natural, a estátua impressiona pela maestria com que o escultor representou o corpo feminino. O tecido drapeado, ora colado ao corpo, ora esvoaçando ao vento, cria uma sensação de dinamismo e fluidez.

Os escultores esculpiram as asas da deusa com meticulosa atenção aos detalhes, prontas para alçá-la novamente ao céu, preservando sua beleza mesmo após séculos.

Leia mais: A verdadeira e trágica história da queda de Ícaro, um grego conta

A história por trás da obra

A estátua adornava o grande santuário de Samotrácia, dedicado aos deuses Cabiros, protetores dos marinheiros e guerreiros. Assim, a deusa Nike simbolizava a vitória naval e a proteção divina concedida aos combatentes.

Controvérsias e debates sobre a vitória de Samotrácia

O processo de restauração da obra no século XX gerou debate entre especialistas. A remoção da pátina original, que conferia um tom marrom-acinzentado à estátua, revelou o mármore branco puro, alterando significativamente sua aparência. Essa transformação custou quase 4 milhões.

Alguns argumentam que a limpeza excessiva descaracterizou a obra, enquanto outros defendem a recuperação do estado original do mármore. A discussão sobre a estética e a preservação da Vitória de Samotrácia permanece viva até hoje.

No entanto, essa obra, hoje, atrai a maioria das visitantes no museu de Louvre e considerado a melhor obra do mundo ocidental.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest