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Atenas: grego conta a história da cidade grega que originou a democracia

| Em 24/02/2024 às 20:05

Atenas é a cidade com a maior história da Europa e uma das maiores do mundo, sendo habitada continuamente por mais de 3.000 anos. A cidade conseguiu se tornar a principal cidade da Grécia Antiga no primeiro milênio a.C., enquanto suas realizações culturais durante o século V a.C. lançaram as bases da civilização ocidental.

Os primeiros anos de colonização de Atenas datam da Idade do Bronze, como um assentamento no planalto da Acrópole, por volta da metade do terceiro milênio a.C.

A Acrópole possuía uma posição defensiva natural, e o assentamento lá dominava as planícies circundantes. O assentamento estava a cerca de 20 quilômetros do golfo de Sarônico, no centro da bacia cercada por rios.

A leste ficava a montanha Hymettus, enquanto ao norte ficava o Monte Pentélico (o moderno Pentéli). O rio Cefiso atravessava a cidade desde os tempos antigos.

O antigo mercado, que era o centro comercial e social da cidade, estava cerca de 400 metros ao norte da Acrópole, onde fica hoje o Monastiraki. A colina Pnyx, onde a assembleia da democracia ateniense se reunia alguns séculos depois, ficava no extremo oeste da cidade.

Período Antigo

A Acrópole de Atenas foi habitada desde a Idade do Bronze. Até 1400 a.C., Atenas se tornou um centro poderoso da civilização micênica.

Ao contrário de outras cidades micênicas, como Micenas e Pilos, Atenas não foi conquistada pelo outro ramo grego, os Dórios, que desceram à Grécia por volta de 1200 a.C.

No entanto, Atenas perdeu grande parte de seu poder e encolheu para um pequeno assentamento ao redor da Acrópole.

No século VIII a.C., Atenas começou a se desenvolver novamente, devido à sua posição estratégica central na Grécia, à posição defensiva garantida pelas muralhas da Acrópole e ao acesso ao mar, que lhe conferia uma vantagem natural sobre seus rivais, Tebas e Esparta.

Inicialmente, Atenas era governada por reis. Assim, Atenas tornou-se uma cidade-estado dominada por reis. Os reis de Atenas eram os chefes de uma aristocracia que detinha a posse da terra e eram conhecidos como “Eupátridas”.

Os Eupátridas constituíam um órgão de poder chamado “Conselho” e se reuniam no monte Ares, chamado “Areópago”.

Este órgão determinava o prefeito da cidade, os arcontes e o general – chefe do exército, e também era o Supremo Tribunal. Por sinal, até hoje o Supremo Tribunal da Grécia é chamado de Areópago.

Atenas torna-se a cidade-estado mais poderosa da Grécia

Nesse ínterim, neste período, Atenas conseguiu aliar-se a muitas outras cidades-estado gregas, criando uma grande aliança, da qual tinha a liderança.

Dessa forma, ela conseguiu atrair cidadãos de outras regiões que vinham morar na cidade, criando assim a maior e mais rica cidade-estado na Grécia continental.

Esses habitantes, que se dedicavam principalmente à navegação e ao comércio, adquiriram conforto econômico, mas estavam excluídos de qualquer atividade política, que era um privilégio da aristocracia.

Assim, no século VII a.C., ocorreu uma grande agitação social, e o Areópago designou Drácon para elaborar a primeira legislação, pois até então vigoravam as leis não escritas do Areópago.

As “leis de Drácon” eram muito rígidas, o que levou o Areópago, sob pressão dos cidadãos, a convocar em seguida Sólon com o objetivo de criar a primeira constituição de Atenas (594 a.C.).

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O nascimento da democracia na Grécia

Origem da Democracia: Atenas

Politicamente, Sólon dividiu os atenienses em quatro (4) classes diferentes, de acordo com sua riqueza e habilidade para executar serviços militares. A classe mais pobre eram os Tessálios, que constituíam a maioria da população de Atenas.

O novo sistema político lançou as bases para a criação da democracia ateniense, mas não conseguiu evitar os conflitos sociais. Assim, após 20 anos de agitação, o partido democrático sob a liderança de Pisístrato, primo de Sólon, assumiu o poder (541 a.C.).

Pisístrato, embora tenha adquirido o poder pela força (daí ser conhecido como tirano), na realidade era um líder muito popular, que tornou Atenas rica, poderosa, centro de cultura, e durante seus anos estabeleceu a supremacia naval ateniense no Mar Egeu.

Pisístrato manteve a constituição de Sólon, mas ele e sua família concentraram todos os cargos do estado. Porém, em 527 a.C., Pisístrato morreu e seus filhos, Hipias e Hiparco, assumiram o trono.

No entanto, eles se mostraram muito abaixo das circunstâncias. O governo de Hipias era extremamente impopular, levando à sua derrubada em 510 a.C. com a ajuda de Esparta.

O poder foi então assumido por Clístenes, um político de origem aristocrática, mas com ideias políticas radicais, considerado o fundador da democracia em Atenas. Mais tarde, o sistema que Clístenes estabeleceu permaneceu estável por 170 anos.

Era Clássica: os gloriosos anos de Atenas

Era Clássica: os gloriosos anos de Atenas

A guerra com o Império Persa

Em 499 a.C., começou a invasão persa que acabou por unir todas as cidades da Grécia que até então tinham rivalidades sobre quem dominaria. Assim, em 490 a.C., os atenienses, liderados pelo estratego Milcíades, conseguiram repelir a primeira invasão dos persas, liderados pelo rei Dario, na Batalha de Maratona.

Então, dez anos depois, em 480 a.C., os persas voltaram sob as ordens de um novo líder, Xerxes. Os persas precisavam passar pelas Termópilas para invadir Atenas. Diante da superioridade militar do exército persa, Atenas pediu ajuda militar a Esparta.

No entanto, os espartanos não estavam dispostos a ajudar efetivamente sua rival Atenas e, portanto, enviaram apenas 300 homens.

Os 300 espartanos e seus aliados, liderados pelo rei Leônidas de Esparta, conseguiram bloquear o avanço de 200.000 homens de Xerxes nas Termópilas, impedindo seu caminho para Atenas.

No final, todos os espartanos, exceto um, foram mortos na Batalha das Termópilas e permaneceram para sempre na história. Assim, esta batalha deu tempo aos atenienses para evacuarem sua cidade para proteger sua frota. No final, Atenas caiu nas mãos dos persas.

Em seguida, ocorreu a batalha de Salamina, onde os atenienses, liderados pelo estratego Temístocles, derrotaram os persas e levaram Xerxes a uma retirada definitiva.

As vitórias de Atenas sobre os persas resultaram na transferência da hegemonia da Grécia de Esparta para Atenas, que formou a “Liga de Delos” com todas as ilhas do Egeu e a maioria das cidades-estado da Grécia continental.

Após as Guerras Persas, começou o grande florescimento de Atenas, que a estabeleceu como um grande centro intelectual da literatura, filosofia, teatro, poesia e artes. A sátira política, através do teatro, teve uma grande influência na opinião pública naquela época e desempenhou um papel importante nos acontecimentos políticos da cidade.

O Século de Ouro de Péricles: O nascimento da civilização

Século de Ouro de Péricles

Durante este período em Atenas, viveram algumas das personalidades mais importantes da história cultural e intelectual grega e europeia: os dramaturgos Ésquilo, Aristófanes, Eurípides e Sófocles, os filósofos Aristóteles, Platão e Sócrates, os historiadores Heródoto, Tucídides e Xenofonte, o poeta Simônides, o escultor Fídias, entre outros.

A figura de liderança deste período foi o político Péricles, líder da Liga de Atenas, que utilizou o dinheiro pago pelos membros da “Liga de Delos” para construir grandes monumentos da época, incluindo o Partenon.

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As Guerras do Peloponeso

A insatisfação das outras cidades da Grécia com a hegemonia de Atenas levou à Guerra do Peloponeso em 431 a.C.

As facções eram duas: Atenas e seus aliados das ilhas do Egeu, contra uma coalizão de cidades-estado do continente grego, liderada por Esparta.

A guerra entre as duas alianças viu a vitória da aliança de Esparta e marcou o fim da hegemonia ateniense na Grécia.

As Guerras Coríntias

No entanto, devido à política imperialista de Esparta, os ex-aliados dela nas Guerras do Peloponeso, como Tebas, Argos e Corinto, voltaram-se contra ela e se aliaram a Atenas, resultando nas Guerras Coríntias (395-387 a.C.).

Essas guerras ajudaram a criar uma nova Liga Ateniense. No entanto, foi Tebas que derrotou Esparta na Batalha de Leuctra e adquiriu a hegemonia na Grécia.

No entanto, a hegemonia de Tebas acabou em 362 a.C. com a vitória dos espartanos e atenienses contra os tebanos na Batalha de Mantinea e a morte do líder militar de Tebas, Epaminondas.

A ascensão da Macedônia e o Fim de Atenas

Por volta do meio do século, o reino da Macedônia, que florescia no norte da Grécia, começou a desempenhar um papel importante na política ateniense, apesar dos avisos do último grande político ateniense, Demóstenes.

Isso resultou em 338 a.C. nas tropas de Filipe II, rei da Macedônia, derrotando o exército das outras cidades gregas na Batalha de Queroneia e conquistando Atenas. Pouco depois, Esparta teve a mesma sorte, sendo derrotada pelos macedônios na Batalha de Sellasia.

Nos anos seguintes, o filho de Filipe, Alexandre, o Grande, com suas conquistas, ampliou os limites da influência grega até as profundezas da Ásia, resultando no declínio das cidades-estado gregas.

No entanto, Atenas permaneceu uma cidade rica com uma vida cultural brilhante, mas deixou de ser independente. Finalmente, no século II a.C., após 200 anos de domínio macedônico, a Grécia foi conquistada pelo Império Romano.

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A Atenas durante o imperio Romano

Durante o período de 88 a 85 a.C., a maioria dos edifícios e fortificações de Atenas estavam sob o domínio do governador romano Sulla, enquanto muitos edifícios e monumentos permaneceram intactos.

Durante o domínio romano, Atenas foi concedida o título de “cidade livre”, devido à grande admiração dos romanos por sua cultura, escolas e academias.

O Imperador Romano Adriano construiu muitas obras em Atenas, como bibliotecas, ginásios, o aqueduto ainda em uso hoje, templos e santuários, pontes, e financiou a construção do Templo de Zeus Olímpico.

O trágico fim da cidade que deu origem à civilização

Atenas permaneceu o centro da educação e filosofia durante os 500 anos de domínio romano, enquanto muitos imperadores como Nero e Adriano avançaram na construção de grandes obras para a cidade.

No entanto, quando a religião do Cristianismo se tornou dominante no Império Romano, Atenas foi considerada o centro dos idólatras pagãos, e o imperador Justiniano, em 529 d.C., fechou todas as escolas e academias filosóficas de Atenas. Esse evento levou ao declínio cultural e espiritual da cidade, marcando o fim de sua história antiga.

A destruição de importantes monumentos antigos, como o Partenon

Além disso, a cidade converteu grandes obras como o Partenon e o Erechtheion em igrejas, resultando na perda de todo o seu esplendor. Saques por eslavos e árabes seguiram, e mais tarde os venezianos conquistaram a cidade. Os borgonheses passaram pela cidade por alguns anos.

Os anos difíceis do domínio otomano

Finalmente, em 1458, os otomanos conquistaram Atenas, onde converteram importantes edifícios em mesquitas. De fato, os turcos usaram o Partenon e os Propileus da Acrópole como depósitos de pólvora. Assim, em 1640, uma grande explosão de munições destruiu a maior parte dos Propileus.

Em 1687, Atenas foi sitiada pelos venezianos, e os turcos destruíram o templo de Atena Niké para fortificar melhor a Acrópole. Os bombardeios sofridos pela Acrópole causaram sérios danos ao Partenon, resultando em sua aparência atual.

O cerco à Acrópole continuou por seis meses, e junto com ele, o saque do Partenon. No ano seguinte, as forças turcas incendiaram a cidade. Monumentos antigos foram destruídos para usar seu material na construção de uma nova parede com a qual os turcos fortificaram a cidade em 1778.

O roubo dos mármores do Partenon e outros antigos monumentos gregos

Acrópole de Atenas

Entre 1801 e 1805, Lord Elgin, um residente britânico em Atenas, removeu um grande número de mármores e esculturas do Partenon, incluindo uma das seis Cariátides, a inscrição dos Panatenaicos, etc. No total, cinquenta esculturas foram removidas do Partenon e transferidas para a Inglaterra, enquanto três delas foram compradas pela França.

A Revolução Grega de 1821 e a Libertação da Grécia e Atenas

Em 1822, os gregos capturaram a cidade durante a Revolução Grega de 1821, mas ela caiu novamente nas mãos dos otomanos em 1826. Novamente, os antigos monumentos sofreram grandes danos.

As forças otomanas permaneceram na cidade até 1833, quando se retiraram e Atenas foi escolhida como a capital do recém-criado Reino da Grécia.

Nessa época, a cidade estava praticamente desabitada, consistindo em um pequeno assentamento aos pés da Acrópole, Plaka, e uma população de apenas 5.000 habitantes.

No entanto, Atenas foi escolhida como capital da Grécia por razões históricas e emocionais, uma vez que não era uma grande cidade.

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A Relação de Atenas com o Desastre da Anatólia

Em 1921, Atenas experimentaria um grande boom populacional ao receber os refugiados da Guerra da Anatólia com os Turcos. Criaram-se novos bairros, como Nea Smyrni, Nea Ionia e outros bairros conhecidos, para abrigar os novos habitantes da cidade.

Seguiu-se a Segunda Guerra Mundial, durante a qual Atenas e toda a Grécia foram ocupadas pelos alemães. Nos últimos anos da guerra, Atenas passou por um período de fome terrível e epidemias.

Em 1944, houve batalhas entre as forças comunistas gregas, que haviam participado da resistência contra os alemães, e os realistas apoiados pelos britânicos.

Moderna Atenas

A Atenas hoje

Atenas desenvolveu um plano para a construção de grandes obras de infraestrutura, durante o qual construiu o novo Aeroporto Internacional “Eleftherios Venizelos” e o novo metrô.

No entanto, Atenas teve um grande sucesso em 2004 com o retorno dos Jogos Olímpicos à sua terra natal, aumentando o prestígio internacional da cidade. Hoje, Atenas é uma das cidades mais populares do mundo, atraindo milhões de turistas de todo o mundo.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

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