Brazil Greece

»

»

Descubra e Se Surpreenda Com a Real Origem do Dia das Mães! Confira!

| Em 08/05/2022 às 20:50

Você sabe qual a verdadeira origem do Dia das Mães? Confira aqui!

Já que Dia das Mães está se aproximando, decidimos contar aqui de onde veio essa tradição!

Antes de tudo, as primeiras referências ao Dia das Mães e à maternidade vêm da Grécia Antiga.

Isso mesmo!

Segundo a mitologia grega, a Mãe Terra (Gaia) era a esposa de Urano e, a personificação da natureza. Então, Gaia deu à luz o mundo inteiro e era adorada como a deusa suprema.

Mais tarde, os antigos gregos da Frígia (Ásia Menor) transmitiram a mesma adoração e admiração à deusa Cibele, que mais tarde ficou conhecida como Réia.

Réia era filha de Gaia e, ao mesmo tempo, esposa e irmã de Saturno.

Além disso, Réia também era adorada como a “Mãe dos Deuses”, que segundo escritores antigos deu à luz e criou seus filhos com leite materno.

LEIA MAIS: Panteão Grego: Um Grego te Explica a Genealogia dos Deuses!

Os antigos gregos adoravam Réia toda primavera. Pois, além de ser deusa da terra, também era deusa da fertilidade.

Além da mitologia, o culto da maternidade também é encontrado na vida secular da Grécia Antiga.

Achados arqueológicos mostram a importância do papel da maternidade, da fertilidade e do corpo feminino.

Desde os primeiros achados da cultura grega podemos ver figuras femininas com grandes quadris e seios que enfatizam as características de fertilidade do corpo feminino.

LEIA MAIS: Medeia: Conheça A Poderosa Bruxa Da Mitologia Grega!

A Origem do Dia Das Mães Na Mitologia Grega

Antigamente, o Dia das Mães era chamado de “Mothers Friendships Day” (“Dia da Amizade das Mães”).

Além disso, surgiu após um movimento americano de mulheres e mães que Ann Jarvis fundou. Esse movimento ocorreu durante a Guerra Civil Americana em 1861-1865.

Ainda, o movimento de mulheres tornou-se ativo pela paz com várias atividades. Inclusive, continuou a ativo mesmo após o fim da guerra. Participando da luta pela reunificação das famílias que haviam sido separadas durante a guerra.

Então, Ann Jarvis mais tarde quis fazer do “Dia da Amizade das Mães” um feriado anual. No entanto, em 1905, ela morreu e não conseguiu concluir seu trabalho.

Depois, sua filha, Anna Jarvis, quis homenagear a mãe e continuou seu trabalho com sucesso. Já que ela tinha como mãe a pessoa que mais havia se doado por qualquer outra pessoa no mundo.

Então, a celebração do Dia Internacional das Mães não oficial começou em 1910 na Virgínia Ocidental, onde Anna Jarvis nasceu.

Depois, em 1914, a proclamação nacional do Dia das Mães foi assinada nos EUA. E, o segundo domingo de maio foi estabelecido como um feriado nacional que homenageia todas as mães.

Por fim, hoje o Dia das Mães é comemorado em mais de 40 países ao redor do mundo.

LEIA MAIS: Descubra 11 Hábitos E Crenças Da Grécia Antiga Que Existem Até Hoje!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest