É seguro comer batatas verdes e com brotos? Por essa você não esperava

Será que é seguro comê-las?

Enquanto o verão é a temporada dos suculentos tomates, o outono e inverno destacam as saborosas batatas. No entanto, a dúvida paira sobre os amantes de batatas quando esses tubérculos começam a parecer estranhos, com tonalidades esverdeadas e pequenos brotos chamados “olhos.”

Mas podemos comer batatas que se tornaram verdes ou com pequenos brotos?

Embora a sabedoria atual de 2023 defenda a ideia de que produtos com aparência “feia” ainda são seguros para consumo e reduzem o desperdício de alimentos, a questão sobre a segurança de consumir batatas nesse estado persiste.

Se você já deixou uma batata na bancada ou na despensa por algum tempo, você sabe do que estamos falando. Então, uma pergunta persiste na mente dos amantes de batatas está a seguinte: é seguro comer batata que se tornou verde ou com pequenos brotos? Não exatamente.

Vamos ver o que os especialistas falam

Primeiro, a boa notícia. Quando as batatas começam a desenvolver brotos, em geral, elas ainda são seguras para consumo, desde que os brotos não estejam fora de controle.

“Esses brotos contêm uma toxina chamada solanina, que pode causar sintomas como dor de cabeça, vômitos e outros sintomas gastrointestinais”, explicou Ellen Shumaker, diretora de divulgação e extensão do programa Safe Plates da Universidade Estadual da Carolina do Norte.

“Se grandes quantidades forem consumidas, podem causar sintomas mais graves. No entanto, se os brotos forem pequenos e a batata não estiver mole ou enrugada, é possível cortar os brotos e consumir a batata.”

Leia mais: Com ou sem casca? Veja o segredo da batata frita perfeita 

E as Batatas Verdes?

Tomates verdes fritos podem ser uma iguaria, mas batatas verdes fritas não são. “Não as consuma!” “A luz solar faz com que as batatas fiquem verdes, pois elas produzem clorofila, mas o problema real está no acúmulo de toxinas prejudiciais.”

Marcas como “olhos” e um tom esverdeado são os principais indicativos de que uma batata está estragada ou prestes a estragar, afirmou Shumaker. Se uma batata estiver enrugada e mole, esse é definitivamente um sinal de que você deve descartá-la. Não está convencido? Embora os efeitos do consumo de batatas estragadas sejam principalmente gastrointestinais, em casos graves, a solanina pode até causar paralisia.

Leia mais: Por que pessoas estão colocando gelatina nos vasos sanitários?

Batatas Verdes com Olhos não são exatamente uma potência nutricional

Em geral, é melhor evitar batatas com aparência estranha, especialmente se elas começaram a ficar verdes. Mas, uma vez que as batatas começam a demonstrar sinais de esverdeamento, tubérculos e brotos, elas também desenvolvem um sabor amargo e provavelmente não contêm tantos nutrientes.

Embora não tenha havido muita pesquisa sobre esse tópico, podemos presumir que o teor de nutrientes das batatas brotadas é menor do que o das batatas não brotadas, porque estão expostas a mais oxidação devido às temperaturas mais elevadas.

Mas o que vai acontecer se você vai comer as batatas frescas?

Com isso em mente, se você estiver lidando com uma batata com aparência normal – seja ela doce ou branca – pode ter certeza de que está obtendo uma quantidade generosa de vitaminas e minerais essenciais a cada mordida. “Você pode ficar tranquilo sabendo que ambos os tipos de batatas são nutritivos”, afirmou a especialista. “As batatas brancas contêm vitamina C e potássio, e as batatas-doces são uma ótima fonte de vitamina A devido à sua cor alaranjada.”

Na verdade, as batatas literalmente salvaram vidas em tempos antigos porque seu alto teor de vitamina C ajudava a prevenir o escorbuto. Portanto, não deixe o medo da solanina dissuadir o consumo de batatas – apenas tente mantê-las frescas armazenando-as em um local fresco e seco ou até mesmo em um saco de papel para protegê-las do sol. E se suas batatas começarem a ficar verdes, evite consumi-las.

Com tudo isso em mente, prepare-se para preparar algumas batatas e aproveitar cada mordida.

você pode gostar também