O sal rosa do Himalaia ganhou bastante popularidade nas cozinhas brasileiras nos últimos anos, principalmente entre aqueles que buscam manter uma dieta saudável. Há quem diga que os cristais cor-de-rosa possuem menor teor de sódio em comparação ao sal refinado comum e que também ajudam a regular o açúcar e a acidez no sangue.
Mas será que essas afirmações têm fundamento? Existe alguma relação entre a cor do sal e suas propriedades? E, afinal, o sal rosa realmente vem do Himalaia?
O sal rosa do Himalaia é conhecido por sua cor rosa suave, que é atribuída à presença de minerais, como o ferro, na sua composição. Ele é considerado por muitas pessoas como uma opção mais saudável em comparação ao sal de mesa comum devido à sua suposta pureza e ao conteúdo mineral. No entanto, é importante ressaltar que essas alegações não têm uma base científica sólida e os benefícios para a saúde do sal rosa do Himalaia são amplamente contestados.
Segundo a lenda, o sal foi descoberto quando os cavalos de Alexandre, o Grande, começaram a lamber o chão.
Diferente das imagens de monges budistas ou nômades utilizando técnicas milenares para extrair o sal das montanhas, a realidade é que centenas de trabalhadores paquistaneses estão envolvidos nesse negócio milionário.
A região de Punjab exporta cerca de 400 toneladas de sal rosa todos os anos. A mina de Khewra, uma das maiores do mundo, possui aproximadamente 40 quilômetros de túneis que se estendem a 730 metros de profundidade.
LEIA MAIS: Afinal, para que serve o serrilhado em baixo dos saleiros? Irá se surpreender
Este sal rosa realmente faz bem a saúde?
Agora, analisaremos se o sal rosa do Himalaia realmente faz bem para a saúde. De fato, ele pode conter traços de minerais como ferro, cálcio, zinco. No entanto, é importante destacar que a quantidade desses minerais neste sal não é significativa o suficiente para ter um impacto significativo no organismo. Na verdade, não devemos consumir mais do que 5 gramas de qualquer tipo de sal por dia, o que corresponde a aproximadamente uma colher de café.
Se você gostou desse tipo de conteúdo, não perca tempo e visite nossa página para conferir mais conteúdos como esse, dentre outros assuntos. Entre agora no Brazil Greece!
0 comentários