Brazil Greece

»

»

Está muito esquecido(a)? Veja aqui 4 alimentos para turbinar a sua memória!

| Em 27/11/2022 às 11:30

Alimentos que melhoram a memória e cognição são essenciais em qualquer fase da vida, porém, podem se tornar ainda mais necessários à medida que envelhecemos.

Assim, diversas pesquisas já evidenciam o papel importante da alimentação e nutrição na memória e cognição. Mas você sabe quais alimentos devem estar presentes no seu dia a dia para obter estes benefícios? Então confira este artigo e entenda!

4 Alimentos que melhoram a memória e cognição

Uma alimentação saudável é fundamental para promover a saúde, inclusive da memória. Afinal, uma alimentação variada e rica em nutrientes é útil para manter o bom funcionamento do organismo.

Os nutrientes envolvidos na cognição são as vitaminas do complexo B, vitamina C e E, selênio e ômega 3. Além disso, compostos benéficos presentes em alguns alimentos também ajudam na saúde da memória.

Portanto, alguns dos alimentos que melhoram a memória e cognição são o abacate, castanhas e nozes, espinafre e os peixes!

Abacate

O abacate é uma fruta de polpa cremosa, fonte de gorduras boas, vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, selênio e compostos benéficos à saúde cerebral. Estudos já indicam que esses nutrientes melhoram as conexões neuronais, bem como a cognição e aprendizado.

Castanhas e nozes

Grande fonte de selênio, as castanhas (do Pará e de caju), nozes, amêndoas e pistaches são ricos em selênio e gorduras boas. O selênio tem ação antioxidante e ajuda na cognição, ao reter informações e auxiliar no aprendizado.

LEIA MAIS: Algumas Pessoas NÃO Podem Tomar Chá Verde; Veja Se Você Faz Parte Do Grupo!

Espinafre

O espinafre é conhecido por ser rico em vitaminas do complexo B, especialmente o ácido fólico e de substâncias benéficas para o sistema nervoso (cérebro). Além disso, possui luteína, uma espécie de carotenoide, que contribui com a saúde cerebral, cognição e no potencial antioxidante, evitando o estresse oxidativo.

Peixes

Por fim, os peixes mais ricos em ômega 3 também são um dos alimentos que melhoram a memória e cognição. Afinal, os nossos neurônios são revestidos por uma capa de gordura, chamada bainha de mielina, responsável por conduzir o impulso nervoso.

Assim, essa gordura nada mais é que um tipo de ômega 3, que facilita a comunicação entre os neurônios. Portanto, os peixes mais ricos neste nutriente são salmão, sardinha, atum e cavalinha, e devem ser consumidos pelo menos duas vezes por semana.

E aí? Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir mais artigos sobre esse e outros assuntos no site Brazil Greece para ficar por dentro de mais informações!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Por que Sócrates foi considerado perigoso para Atenas?

Por que Sócrates foi considerado perigoso para Atenas?

Em 399 a.C., a cidade de Atenas levou a julgamento um homem de 70 anos, acusado de impiedade e de corromper os jovens. Esse homem era Sócrates, um pensador que não escreveu nenhum livro, mas cujas ideias atravessaram séculos. A decisão de condená-lo à morte segue...

Um punhado de arroz cru pode transformar o seu setembro

Um punhado de arroz cru pode transformar o seu setembro

Com a chegada de setembro, muitas pessoas aproveitam esse momento para reorganizar a vida, rever metas e preparar o ambiente para novos ciclos. Entre as práticas tradicionais que ganham destaque nesse período está um ritual simples, inspirado nos princípios do Feng...

A lição que os espartanos nos deram sobre casamento e a paternidade

A lição que os espartanos nos deram sobre casamento e a paternidade

Como já se sabe, os gregos sempre sentiram orgulho pela pátria. O que muitos, porém, não sabem é o fato de que os gregos acreditavam profundamente em um lema que hoje se tornou sinônimo de nacionalistas: Pátria, família, religião. Por essa razão, ter filhos era a...

Uísque milionário, o que faz essa bebida custar 400 mil dólares?

Uísque milionário, o que faz essa bebida custar 400 mil dólares?

Em outubro, a Escócia será palco de um leilão que deve atrair colecionadores do mundo todo. O Distillers One of One, organizado com a Sotheby’s, terá como estrela o Port Ellen Prism, um uísque de 46 anos que pode alcançar até US$ 400 mil (cerca de R$ 2,4 milhões)....

0 comentários