Uma das práticas mais comuns entre os brasileiros é comer a mesma comida do dia anterior. E, como é prático, essa refeição é requentada no micro-ondas.
No entanto, existem alguns alimentos que podem ser reaquecidos e outros que não devem ser. Por isso, confira a seguir o que não é prejudicial para a sua saúde e o que deve ser evitado, para que você possa tomar as precauções adequadas.
Alimentos que não devem ser reaquecidos no micro-ondas
Arroz
Quando o arroz é cozido, as bactérias naturais presentes nos grãos podem se multiplicar rapidamente, especialmente em temperatura ambiente.
Por isso, após cozido, ele precisa ser armazenado em temperatura segura para evitar o crescimento de bactérias que podem causar intoxicação alimentar. Para reaquecê-lo, é melhor utilizar outros métodos, como o fogão ou o forno, para garantir que ele seja aquecido uniformemente e com segurança.
Espinafre
A razão é que o espinafre contém altos níveis de nitrato, uma substância natural que é transformada em nitrito quando aquecida.
Em pequenas quantidades, o nitrito não é um problema, mas em excesso pode ser prejudicial à saúde, especialmente para crianças e bebês.
Além disso, é importante não deixar o espinafre cozido por muito tempo antes de armazená-lo na geladeira, pois isso pode aumentar os níveis de nitrato.
LEIA MAIS: 5 alimentos que são ricos em açúcar e você não sabia
Alimentos que podem ser reaquecidos no micro-ondas
Peixe
Se o seu peixe tiver sido colocado em um congelador logo após ter sido pescado, não há riscos à sua saúde na hora de requentá-lo.
Porém, esquentar o peixe pode ser um desafio, já que é preciso encontrar maneiras de aquecê-lo sem comprometer a textura e o sabor original. Uma das melhores formas de fazer isso é no forno.
Leite
Comece escolhendo um recipiente adequado para aquecer o leite. O ideal é usar uma panela com fundo grosso, que ajuda a distribuir o calor uniformemente e evita que ele queime no fundo.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários