Brazil Greece

»

»

4 alimentos que causam câncer segundo a OMS e você provavelmente consome

| Em 04/07/2023 às 08:00

Não é novidade para ninguém o quanto é importante adotar uma alimentação saudável. Mas, isso não se refere apenas a nutrientes e vitaminas essenciais. A preocupação inclui, sobretudo, evitar itens prejudiciais à saúde. Então, fique atento, pois a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou 4 alimentos que causam câncer.

Quem divulgou a lista foi a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc). O órgão é um braço da OMS e, no caso, fica responsável pelas pesquisas relacionadas à doença. Entre os itens da relação está o aspartame, presente principalmente em refrigerantes dietéticos. Também, alimentos, medicamentos e compostos químicos.

A classificação segue critérios de qualidade e quantidade das evidências científicas comprovativos destes alimentos que causam câncer. Veja mais sobre isso.

Quais são os alimentos que causam câncer?

A princípio, a revelação que mais assustou sobre os alimentos que causam câncer foi o aspartame. O substituto do açúcar é altamente consumido, tanto em refrigerantes como na forma refinada. Neste caso, a classificação do adoçante foi como “possivelmente carcinogênico”. Da mesma forma, picles de vegetais e carne vermelha.

Em outras palavras, estes alimentos possuem risco aumentado de diferentes tipos de câncer. Porém, carecem de consenso científico. Por outro lado, há grupos de alimentos que causam câncer, segundo comprovações mais robustas. Por exemplo:

Carnes processadas

Em primeiro lugar, vêm as carnes processadas, como salsicha, presunto e linguiça. Sua relação com tumores, principalmente, intestinais e colorretais é pauta da OMS desde 2018. Só para ilustrar, as chances de desenvolver a doença são de 18% para o câncer colorretal e 22% para doença no reto.

Ademais, o crescimento é de 21% para câncer de cólon. Por fim, há vínculos entre o consumo destes alimentos que causam câncer a tumores, também, no pulmão e mama.

LEIA MAIS: Vilões da alimentação! 4 ingredientes que aumentam a fome e sabotam a dieta

Noz de betel

Presente na lista da OMS desde 2013, a noz de betel ou noz de areca vem de uma palmeira asiática. Seu consumo é popular na região principalmente pelo efeito estimulante. Seus efeitos cancerígenos são ainda mais intensos por ser mascada com outras substâncias, por exemplo, tabaco.

Sendo assim, seu consumo se relaciona à incidência dos cânceres de boca e cavidade bucal.

Peixe salgado chinês

Embora não seja popular no Brasil, é importante ficar de olho neste aqui também. O peixe salgado chinês tem processo semelhante ao da carne de sol. Ou seja, para preservar o alimento, acrescenta-se sal. A OMS o considera com um dos alimentos que causam câncer desde 2012, mesmo que os estudos sobre isso sejam anteriores.

A indicação é de que os tumores causados pelo peixe salgado chinês sejam, principalmente, os de nasofaringe.

LEIA MAIS: Cochilar durante o dia ajuda a preservar o cérebro? Veja o que diz a pesquisa

Bebidas alcoólicas estão entre os alimentos que causam câncer

Ok, as bebidas não são exatamente alimentos, mas sim, provocam câncer. Aliás, não só isso, como também outras doenças, potencialmente graves.

Os malefícios do álcool, mesmo consumido moderadamente, extrapolam o câncer. Em outras palavras, incluem dependência química, problemas hepáticos, entre outros. Mas, sobre os tumores, há relação a tumores, por exemplo, de mama, fígado e esôfago. Por isso, está na lista da OMS desde 2012.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Imagine uma praia com águas cristalinas, pedras que brilham ao sol e um fundo do mar perfeito para mergulho. Agora imagine encontrar, entre essas rochas, um sofá velho, uma poltrona desgastada e até um abajur de sala. Parece estranho? Pois isso está acontecendo em...

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

Quem nunca acordou tentando entender o que aquele sonho queria dizer? Às vezes é só uma mistura de memórias. Mas, em outras, parece que há uma mensagem escondida ali. Muitas culturas antigas, tanto no Brasil quanto na Grécia, sempre deram importância aos sonhos. E,...

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

A superfície da Terra não é estática. As placas tectônicas, imensas porções de rocha que formam os continentes e os oceanos, estão sempre em movimento. Esse processo é lento, mas constante. Ao longo de milhões de anos, ele muda a forma do planeta, criando montanhas,...

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Você já ouviu falar da melatonina? Ela é um hormônio que o corpo produz naturalmente. Sua principal função é regular o sono. É ela que avisa ao nosso cérebro que chegou a hora de descansar. Quando a melatonina está em equilíbrio, dormimos melhor, acordamos com mais...

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

urante séculos, equações algébricas com potências elevadas foram um dos maiores desafios da matemática. Embora muita gente nunca tenha ouvido falar de “quinticas”, nome dado às equações de quinto grau, elas fazem parte da base da álgebra moderna. E um novo estudo...

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Viver no Brasil há alguns anos me ensinou a valorizar ainda mais as raízes da cultura grega. Em muitos aspectos do dia a dia, é possível reconhecer heranças antigas que nem sempre são percebidas. Uma delas está nas unidades de medida, uma invenção prática dos antigos...

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante...

0 comentários