Os livros têm importância fundamental, tanto para o desenvolvimento das sociedades, como também para o crescimento intelectual do indivíduo. Mas, seriam estas obras capazes de prever o futuro? Seja simplesmente uma coincidência ou não, nesses 5 casos, o autor da obra conseguiu de alguma forma prever o que estava por vir anos à frente.
5 Livros que previram o futuro
‘1984’ (1948) – George Orwell é um dos livros que previram o futuro
Um livro de grande sucesso traduzido em mais de 65 idiomas! Nele, Orwell descreve um futuro distópico onde possui um sistema que acompanha a vida das pessoas e detecta uma pessoa com base nas suas expressões faciais, o que hoje recebe o nome de “reconhecimento facial”.
‘2001 Uma Odisséia no Espaço’ (1968) – Arthur C. Clarke
Esta obra foi produzida em conjunto com o filme que leva o mesmo nome desenvolvido por Stanley Kubrick, é reconhecido como um marco da era devido a sua representação das viagens espaciais. A previsão aqui ocorreu através da comodidade fornecida no livro pelos “newspads” bem semelhantes ao que hoje conhecemos como Ipad.
LEIA MAIS: O Livro É Melhor? As 5 Piores Mudanças Dos Livros Para Os Filmes De Harry Potter!
‘Admirável Mundo Novo’ (1932) – Aldous Huxley
A história se passa no ano de 2540 e revela uma sociedade em que as pessoas fogem da realidade através do uso de substâncias que melhoram o humor e são pré-condicionadas biologica e psicologicamente a viverem em harmonia. Sendo que as primeiras experiências com antidepressivos só ocorreram na década de 1950 e as primeiras manipulações biológicas apenas 40 anos após o lançamento do livro.
‘As Viagens de Gulliver’ (1726) – Jonathan Swift’
As Viagens de Gulliver é um romance satírico do escritor irlandês Jonathan Swift, que ridiculariza vários aspectos da vida britânica. Entretanto, o impressionante aqui é o fato do autor ter escrito a respeito de duas luas ao redor de Marte, fato este que só foi descoberto mais de 150 anos depois.
LEIA MAIS: Proibidos! 6 livros que foram BANIDOS no mundo – e um deles você conhece!
‘A Máquina Parou’ (1909) – E.M. Forster
Na obra, imagina-se um futuro onde as pessoas trabalham e se comunicam com os outros através de seus próprios quartos de forma virtual. Prevendo assim, o home office e o bate-papo por vídeo.
Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros artigos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários