Alimentos que melhoram a memória e cognição são essenciais em qualquer fase da vida, porém, podem se tornar ainda mais necessários à medida que envelhecemos.
Assim, diversas pesquisas já evidenciam o papel importante da alimentação e nutrição na memória e cognição. Mas você sabe quais alimentos devem estar presentes no seu dia a dia para obter estes benefícios? Então confira este artigo e entenda!
4 Alimentos que melhoram a memória e cognição
Uma alimentação saudável é fundamental para promover a saúde, inclusive da memória. Afinal, uma alimentação variada e rica em nutrientes é útil para manter o bom funcionamento do organismo.
Os nutrientes envolvidos na cognição são as vitaminas do complexo B, vitamina C e E, selênio e ômega 3. Além disso, compostos benéficos presentes em alguns alimentos também ajudam na saúde da memória.
Portanto, alguns dos alimentos que melhoram a memória e cognição são o abacate, castanhas e nozes, espinafre e os peixes!
Abacate
O abacate é uma fruta de polpa cremosa, fonte de gorduras boas, vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, selênio e compostos benéficos à saúde cerebral. Estudos já indicam que esses nutrientes melhoram as conexões neuronais, bem como a cognição e aprendizado.
Castanhas e nozes
Grande fonte de selênio, as castanhas (do Pará e de caju), nozes, amêndoas e pistaches são ricos em selênio e gorduras boas. O selênio tem ação antioxidante e ajuda na cognição, ao reter informações e auxiliar no aprendizado.
LEIA MAIS: Algumas Pessoas NÃO Podem Tomar Chá Verde; Veja Se Você Faz Parte Do Grupo!
Espinafre
O espinafre é conhecido por ser rico em vitaminas do complexo B, especialmente o ácido fólico e de substâncias benéficas para o sistema nervoso (cérebro). Além disso, possui luteína, uma espécie de carotenoide, que contribui com a saúde cerebral, cognição e no potencial antioxidante, evitando o estresse oxidativo.
Peixes
Por fim, os peixes mais ricos em ômega 3 também são um dos alimentos que melhoram a memória e cognição. Afinal, os nossos neurônios são revestidos por uma capa de gordura, chamada bainha de mielina, responsável por conduzir o impulso nervoso.
Assim, essa gordura nada mais é que um tipo de ômega 3, que facilita a comunicação entre os neurônios. Portanto, os peixes mais ricos neste nutriente são salmão, sardinha, atum e cavalinha, e devem ser consumidos pelo menos duas vezes por semana.
E aí? Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir mais artigos sobre esse e outros assuntos no site Brazil Greece para ficar por dentro de mais informações!
0 comentários