As emoções desempenham um papel fundamental em nossas vidas, influenciando nossas ações, relacionamentos e bem-estar geral. No entanto, compreender e lidar com elas de forma eficaz pode ser um desafio.
A psicologia de Sistemas Familiares Internos apresenta o conceito de oito princípios de autogestão, que podem auxiliar os clientes em terapia a alcançarem o autoconhecimento.
Segundo a psicóloga clínica Monica Johnson, em um artigo publicado no Psychology Today, “Os Oito Cs da autoliderança são características que qualquer pessoa pode desenvolver, e quanto mais fortalecidas se tornarem, maior será a autoestima”. A seguir, confira quais são esses princípios e como eles podem ajudar você a compreender suas emoções.
Aprenda a compreender suas emoções
Curiosidade
Buscar o aprendizado nos leva a fazer perguntas sobre nossas emoções. Quais são as origens desses sentimentos? Como eles estão relacionados às nossas experiências passadas?
LEIA MAIS: Por que a descarga de alguns vasos têm dois botões?
Compaixão
Quando nos permitimos senti-la, estamos abrindo um espaço de conexão interna. Isso nos sintoniza com o que estamos sentindo e nos abre para uma comunicação interna mais autêntica.
Confiança
Ela nos permite ser honestos conosco mesmos sobre como nos sentimos. Quando confiamos em nossas próprias percepções e experiências emocionais, podemos encarar a realidade sem distorções ou negações.
LEIA MAIS: Afinal, é seguro usar forma de silicone na Air Fryer?
Calma
A partir dela, alcançamos uma mente tranquila e clara. Assim, somos capazes de observar o que sentimos com mais objetividade, sem sermos arrastados por elas.
Criatividade
Essa é uma forma poderosa de expressão emocional. Por meio de diferentes formas artísticas, como pintura, escrita, música, dança ou qualquer outra forma de expressão criativa, podemos dar vida às nossas emoções.
Coragem
Muitas vezes, as emoções podem nos levar a territórios desconhecidos e desconfortáveis. A coragem é o que nos faz enfrentar esse desconhecido e explorar esses aspectos emocionais menos familiares.
Além disso, também nos ajuda a questionar e desafiar crenças limitantes que possamos ter sobre nós mesmos.
Clareza
É importante para podermos identificar e nomear com precisão o que estamos sentindo. Isso nos ajuda a compreender melhor a origem, a intensidade e a natureza das nossas emoções, permitindo-nos desenvolver uma conexão mais profunda e consciente com o nosso mundo emocional.
LEIA MAIS: Saiba se terá muitos amores antes de achar o real pelo seu mês de nascimento
Conexão
Quando estamos conectados internamente, somos capazes de sintonizar com nossos sentimentos, necessidades e desejos. Essa conexão nos permite estar presentes em nosso mundo emocional, observando e compreendendo o que emerge dentro de nós.
0 comentários