Trabalhar na Europa? Luxemburgo tem vagas nestas seis áreas

Onde encontrar emprego em Luxemburgo.

A maioria das pessoas que pensa em se mudar para Europa para encontrar empregos melhores, quase nunca pensa em ir para Luxemburgo. Apesar de ser um ótimo país para morar e trabalhar, ele ainda é pouco conhecido pela população brasileira.

Saiba mais sobre Luxemburgo

Você sabia que existe um país na Europa com 2 línguas oficiais? Em Luxemburgo, a população se comunica tanto em francês, quanto em inglês. Essa diversidade existe por conta do povoamento da região.

Além disso, o lugar uma significativa comunidade de língua portuguesa. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Eurostat, em 2019, cerca de 16% da população de Luxemburgo era composta por cidadãos portugueses. Então, isso faz com que o português seja uma das línguas mais faladas no país, além do luxemburguês, francês e alemão. A comunidade portuguesa em Luxemburgo é ativa e tem contribuído para diversos setores da sociedade luxemburguesa.

Com impostos baixos, Luxemburgo atraiu diversas empresas de todo o mundo. Dessa forma, esse pequeno país também se tornou um dos mais ricos, com um PIB de dar inveja. E é por isso que as oportunidades de emprego são muito interessantes por lá.

Leia mais: Rio de Janeiro na Europa? Europeu te conta qual é!

Quais áreas com mais vagas de emprego em Luxemburgo?

Por ser um país altamente desenvolvido e rico, assim como muitos outros, ele sofre com o desfalque de profissões um pouco menos qualificadas. Ou seja, que não precisa de alta especialização. Então, se mostra como uma ótima opção para quem busca trabalho nas seguintes áreas:

Conhecimento geral em obras

Se você já tem um conhecimento e experiência com obras de infraestrutura, Luxemburgo pode ser o lugar ideal para ser a sua nova morada.

Trabalhar como paramédico

Para esse emprego é necessário fazer algumas especializações e revalidações dentro do país. Infelizmente, se você só possui qualificação fora da Europa, apesar de existirem vagas, pode ser difícil conseguir emprego.

Leia mais: Quantas línguas falamos no Brasil? Não é só o português, confira!

Serviços

O setor de serviços é ótimo para quem é bom de trabalho com o público. A maioria desses empregos envolve algum tipo de venda, o que indica a necessidade de comunicação em pelo menos uma das duas línguas oficiais.

Secretariado

Se você é uma pessoa organizada e discreta, o secretariado em Luxemburgo pode te dar uma vida bem tranquila e que remunera bem.

Contabilidade

Quem é da área de gestão financeira pode encontrar um lugar muito interessante para trabalhar na Europa dentro de Luxemburgo. Como é um país cheio de empresas com muito dinheiro, essa área tende a crescer cada vez mais.

Telecomunicação

A área com maior disponibilidade de emprego, a telecomunicação, é forte em Luxemburgo e pode ser uma opção para quem fala bem em alemão ou francês e tem bastante paciência.

Leia mais: Casa de 1 euro na Itália? Casal conta quanto realmente gastou!

Como um brasileiro pode trabalhar em Luxemburgo?

Para um brasileiro conseguir emprego em Luxemburgo, é importante seguir algumas etapas e considerar diversos aspectos:

Verificar os requisitos de visto e trabalho

Antes de tudo, é fundamental verificar os requisitos de visto e trabalho para cidadãos brasileiros em Luxemburgo. Dependendo do tipo de trabalho e da duração da estadia, podem ser necessárias diferentes autorizações.

Pesquisar oportunidades de emprego

Existem várias maneiras de procurar emprego em Luxemburgo, incluindo sites de emprego online, agências de recrutamento, redes profissionais e contatos pessoais. Por exemplo, sites como Indeed, Glassdoor, LinkedIn e o portal nacional de emprego de Luxemburgo (ADEM) podem ser úteis.

Preparar um currículo e carta de apresentação

Além disso, o currículo e a carta de apresentação devem ser adaptados para o mercado de trabalho luxemburguês e estar escritos em francês, alemão ou inglês, dependendo das exigências da vaga.

Pesquisar sobre o mercado de trabalho e setores em demanda

É útil entender quais setores estão em crescimento em Luxemburgo e quais habilidades são valorizadas. Por exemplo, além das já citadas, a tecnologia da informação, finanças, serviços financeiros, e setor de transporte e logística são áreas com boas oportunidades de emprego.

Leia mais: 15 palavras do português envelheceram e não usamos mais

Networking

Ademais, construir uma rede de contatos profissionais em Luxemburgo pode ser extremamente útil na busca por emprego. Portanto, participar de eventos da indústria, conferências, workshops e atividades de networking pode ajudar a conhecer pessoas influentes e oportunidades de emprego.

Preparação para entrevistas

Além disso, se conseguir uma entrevista, é importante preparar-se adequadamente. Assim, isso inclui pesquisar sobre a empresa, praticar respostas para perguntas comuns de entrevista e estar familiarizado com as normas culturais do ambiente de trabalho em Luxemburgo.

Aprender o idioma local

Embora muitas empresas em Luxemburgo usem o inglês como língua de trabalho, ter conhecimentos básicos de francês ou alemão pode ser uma vantagem significativa, especialmente para empregos que envolvem interação com o público local.

Leia mais: Emprego garantido? 7 profissões com vagas sobrando no Brasil

Considerar questões logísticas

Além de encontrar emprego, é importante considerar questões logísticas como moradia, custo de vida, sistema de saúde e educação, especialmente se planeja mudar-se para Luxemburgo com a família.

Por fim, seguindo esses passos e mantendo uma abordagem persistente e proativa na busca por oportunidades de emprego, você pode aumentar suas chances de conseguir emprego em Luxemburgo.

Gostou desse texto? Dê uma olhada no Brazil Greece para outras informações interessantes!

você pode gostar também