Cuidado! Nunca guarde alimentos NESTES tipos de recipientes

Confira quatro tipos de recipientes que devem ser evitados para guardar qualquer tipo de alimentos

Você, com certeza, já deve ter guardado o feijão cozido no pote de sorvete. Mas, sabia que, apesar de muito comum, essa prática pode ser bem perigosa para a saúde? Confira quais recipientes você nunca deve usar para guardar alimentos! 

Sem dúvidas, é muito comum usar saquinhos plásticos para guardar frutas ou legumes cortados, além de cobrir o que sobrou do almoço com papel alumínio. Entretanto, é preciso ter muito cuidado com isso em razão da segurança alimentar.  

Neste caso, o risco está na liberação de substâncias tóxicas ou mesmo transferir odores desagradáveis para a comida. Então, que tal aprender quais os recipientes para não guardar alimentos e não errar mais?

Recipientes para não guardar alimentos

Copinho de iogurte

Em primeiro lugar, esqueça a mania de usar aquele copinho do iogurte para guardar qualquer alimento. Um dos motivos para isso é não ser hermético, ou seja, não é completamente selado. Consequentemente, permite a entrada de bactérias e outros microrganismos. 

LEIA MAIS: O gás está caro? Veja 5 dicas para você economizar muito gás enquanto cozinha

Pote de sorvete

É importante lembrar que utilizar um pote de sorvete para guardar alimentos pode ser potencialmente perigoso para a saúde. Em primeiro lugar, assim como os potes de iogurte, eles não são herméticos, o que significa que a comida guardada neles pode ser contaminada. Em segundo lugar, esses potes não são fáceis de limpar – muitas vezes, eles ficam manchados mesmo após serem lavados, o que pode levar à proliferação de bactérias.

Latas de alumínio

Na verdade, não é uma novidade tão grande assim, concorda? Indiscutivelmente, guardar alimentos em recipientes como latas pode ser perigoso por vários motivos. Começando pela possibilidade de enferrujar, o que contribui para a proliferação de bactérias.

Além disso, o revestimento interno dessas latas pode conter componentes químicos altamente tóxicos, como o bisfenol A.Portanto, não é nada seguro usá-las para guardar as sobras.

Garrafas PETs

Por fim, nada de usar garrafas PETs como recipientes para guardar alimentos! Assim como o alumínio, o plástico pode preservar elementos químicos nocivos, como o BPA, que, em seguida, são transferidos para os alimentos. Ademais, também não são fáceis de limpar, potencializando as possibilidades de contaminação. 

LEIA MAIS: Polêmica da colher de pau: afinal, pode ou não pode usar na sua cozinha?

Que recipiente usar para guardar comida?

Então, já que não posso usar os recipientes acima para guardar alimentos, quais são os indicados? Inicialmente, você precisa priorizar aqueles que sejam seguros e adequados para acomodar comida. Por exemplo, vidros e plásticos resistentes. E, sobretudo, que sejam bem fechados para evitar a contaminação.  

Ainda, é importante que não sejam vasilhas facilmente deterioráveis ou passíveis de enferrujar.  

Por fim, gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também