Navegando pelo Google Maps, você já deve ter esbarrado em residências misteriosamente borradas. O aplicativo, conhecido por seu detalhado Street View, não apenas desfoca rostos e placas para proteger a privacidade, como também oferece aos usuários a possibilidade de solicitar o desfoque de suas próprias casas. Mas o que leva alguém a querer sua casa borrada no Google Maps?
O direito de ter a casa borrada no Google
Além de ser uma ferramenta útil de navegação, o Google Maps pode se tornar um guardião da privacidade. Assim, seja por segurança pessoal ou simplesmente por não querer que sua fachada esteja disponível ao público, o processo para desfocar um imóvel é simples e acessível a qualquer usuário.
Por isso, a empresa permite que qualquer pessoa preencha um formulário e, após a aprovação, a casa escolhida ficará borrada para todos os usuários do serviço.
Mas, quer saber como fazer sua casa desaparecer aos olhos do mundo digital? É fácil! Primeiro, abra o Google Maps no computador ou smartphone. Então, navegue até o endereço desejado e entre no modo Street View.
Em seguida, selecione “Informar um problema”, no canto inferior direito da tela. Após confirmar o local que deseja desfocar, um simples formulário deve ser preenchido e enviado. Pronto! O Google notificará o resultado via e-mail.
Leia mais: Novos recursos do WhatsApp Business para o seu negócio decolar
Não só residências: os limites da visibilidade no Google Earth
Não são apenas as casas que podem ficar ocultas nas plataformas do Google. Por exemplo, no Google Earth, locais como Área 51 e outros pontos sensíveis de segurança nacional também são desfocados a pedido de governos.
Além disso, essa política de borrão também se estende a imagens de satélite, demonstrando o compromisso do serviço com questões de segurança global.
A prática de desfocar imagens tem suas curiosidades, como é o caso da famosa mansão relacionada ao crime do caso Richthofen em São Paulo.
Por razões desconhecidas, esta residência permanece invisível em todas as versões do Street View desde 2016. Então, isso alimenta especulações e discussões entre os usuários.
As casas borradas no Google Maps não são só um truque tecnológico. Na verdade, elas são um reflexo das preocupações modernas com privacidade e segurança. Então, com estas ferramentas, o Google permite que cada usuário controle como sua propriedade é vista no mundo virtual, garantindo uma camada extra de privacidade no ambiente digital.
0 comentários