Ao falar sobre a Grécia, muitas pessoas pensam sobre uma história rica, ilhas paradisíacas e culinária de dar água na boca. No entanto, nem todo mundo associa o país à expectativa de vida alta, mesmo que ele conte com uma das regiões mais longevas do planeta. Por exemplo, em Icária, uma ilha repleta por belas paisagens, um terço de seus habitantes passa dos 90 anos de idade. Para isso, alguns fatores são muito importantes, como a própria dieta grega. Portanto, veja aqui qual é o segredo da longevidade da ilha grega Icária.
Onde fica Icária e como chegar lá?
Antes de mais nada, para quem ainda não conhece, Icária é uma bela ilha grega que fica no Mar Egeu, no arquipélago das Ilhas Jônicas. Fica também a nordeste da ilha de Samos e a oeste da ilha de Samotrácia. Além disso, tem uma área de aproximadamente 255 km² e uma população de cerca de 8.500 habitantes.
Além da sua paisagem deslumbrante, com montanhas cobertas de vegetação exuberante, tem praias de areia dourada e águas cristalinas. Por isso, é um destino popular para os amantes da natureza e aqueles que procuram relaxar longe do agito das grandes cidades.
E, se você está pensando em visitar o lugar, saiba que para chegar a Icária, você pode pegar um voo para o Aeroporto Internacional de Samos e, em seguida, pegar um ferry para a ilha. A vantagem é que os ferries partem regularmente de Samos para Icária e a viagem leva apenas cerca de 2 horas. Porém, se essa opção não te agradar, também é possível chegar a Icária de ferry a partir de outras ilhas gregas, como Mykonos, Rhodes e Atenas.
E, caso você decida visitar a ilha, você não pode deixar de explorar as pitorescas aldeias tradicionais, como Agios Kirikos e Evdilos, que oferecem uma visão autêntica da cultura e do estilo de vida grego. Além disso, a ilha é famosa por suas fontes termais naturais, que são conhecidas por suas propriedades medicinais.
Leia mais: Como é seu mindset? 7 segredos para ter um de sucesso!
Icária: parte de um seleto grupo
A Grécia faz parte de uma das cinco “Zonas Azuis” espalhadas pelo mundo. Nessas regiões, que passam por países como Japão e Costa Rica, as populações possuem uma expectativa de vida maior do que a média do planeta. No caso de Icária, algumas características contribuem bastante para essa longevidade, como a culinária.
Lá, a alimentação dos habitantes é uma variante da dieta mediterrânea, enfatizando alimentos à base de plantas, gorduras saudáveis e moderação. Além disso, rica em legumes, grãos integrais e azeite, essa dieta grega não só sacia o paladar, mas também nutre o corpo, reduzindo os riscos de doenças crônicas.
O consumo moderado de peixe, aves e vinho tinto, juntamente com o acesso reduzido à carne vermelha, completa este estilo de alimentação saudável. Outro fator muito importante é a importância dada às refeições. Assim, elas não servem apenas para saciar. Na verdade, são uma forma de fortalecer os laços da comunidade.
Leia mais: 10 países que melhor falam inglês: será que o Brasil está no meio?
Um alimento indispensável na dieta grega
Outro destaque na dieta grega é a fava. Elas estão presentes no dia a dia e nas mais diversas receitas, o que ajuda na saúde cardíaca e o auxílio na gestão da diabetes. Claro, o acesso a comidas frescas também não pode ser ignorado, visto que muitos plantam seus próprios grãos, ervas e legumes, sem recorrer a agrotóxicos.
Assim, a longo prazo, é um tipo de hábito que além de reduzir o risco de doenças, diminui o estresse e a ansiedade. Ainda assim, é um hábito que não está limitado à região, visto que pessoas do mundo têm acesso a muitos dos ingredientes usados em sua culinária.
0 comentários