Hércules, filho de Zeus e Alcmena, foi um dos heróis mais famosos da mitologia grega. Ele era conhecido por sua força extraordinária e coragem, e realizou uma série de feitos incríveis, conhecidos como os 12 Trabalhos de Hércules. Cada um desses trabalhos era uma tarefa impossível que Hércules precisava completar como punição por ter matado sua esposa e filhos durante um período de insanidade causado por Hera, a esposa ciumenta de Zeus. Por isso, conheça hoje quais foram os doze trabalhos de Hércules.
Quais foram os doze trabalhos de Hércules?
Leão de Nemeia
O primeiro trabalho de Hércules foi matar o Leão de Nemeia, uma criatura feroz que aterrorizava a região. Assim, Hércules estrangulou o leão com suas próprias mãos, já que suas peles eram impenetráveis a qualquer arma. Dessa forma, ele usou a própria pele do leão como uma armadura invencível.
Leia mais: Tsoureki: grego ensina receita do pão doce grego para sua casa!
Hidra de Lerna
A Hidra de Lerna era uma serpente monstruosa com várias cabeças. Além disso, quando uma cabeça era cortada, duas outras cresciam em seu lugar. Hércules enfrentou a Hidra com a ajuda de seu sobrinho Iolau, que cauterizava as feridas para evitar que novas cabeças crescessem. Assim, conseguiu cortar todas as cabeças da Hidra e queimou o pescoço para garantir que ela não voltasse a crescer.
Corça de Cerinea
A Corça de Cerinea era um animal sagrado que possuía chifres de ouro. Hércules precisava capturá-la viva e levá-la até Euristeu, o rei que havia imposto os trabalhos. Então, ele perseguiu a corça por um ano inteiro antes de finalmente capturá-la.
Javali de Erimanto
O Javali de Erimanto era um animal selvagem que causava destruição na região. Hércules o capturou vivo e o levou até Euristeu. No entanto, o rei ficou com tanto medo do javali que se escondeu em um barril. Hércules teve que soltá-lo e caçá-lo novamente para completar o trabalho.
Leia mais: Filme com maldição da mitologia grega por trás está na Netflix
Estábulos de Áugias
Áugias, rei de Elis, possuía um grande número de bois cujos estábulos não eram limpos há anos. Hércules foi encarregado de limpar os estábulos em um único dia. Então, desviou o curso de dois rios próximos para que a água pudesse limpar os estábulos rapidamente.
Pássaros do Lago Estínfalo
O Lago Estínfalo era cheio de pássaros carnívoros que atacavam os moradores da região. Então, Hércules usou um chocalho para assustar os pássaros e, em seguida, os matou com suas flechas envenenadas.
Touro de Creta
O Touro de Creta era uma criatura feroz que causou estragos na ilha. Porém, Hércules conseguiu dominar o touro e o levou até Euristeu. No entanto, o rei se assustou tanto com a criatura que a libertou, e o touro acabou vagando livremente pela Grécia.
Cavalos de Diomedes
Diomedes era um rei que possuía cavalos selvagens e carnívoros. Hércules matou Diomedes e alimentou os cavalos com a carne do rei, acalmando-os. Ele então os levou de volta para Euristeu.
Leia mais: Maldição do Faraó: o que acontece se abrir uma tumba do Egito Antigo?
Cinturão de Hipólita
Hipólita, a rainha das Amazonas, possuía um cinturão mágico que Euristeu desejava ter. Assim, Hércules foi até a ilha das Amazonas e convenceu Hipólita a lhe dar o cinturão como um presente. No entanto, Hera espalhou um boato de que Hércules estava atacando as Amazonas, e uma batalha começou. Hércules matou Hipólita e roubou o cinturão.
Gado de Gerião
Gerião era um gigante com três corpos que possuía um rebanho de gado vermelho. Hércules matou Gerião e roubou o gado, levando-o de volta para Euristeu.
Maçãs do Jardim das Hespérides
O Jardim das Hespérides era um lugar sagrado onde as maçãs douradas da imortalidade eram cultivadas. Hércules convenceu Atlas, o titã que segurava o céu, a buscar as maçãs para ele, prometendo segurar o céu em seu lugar. Atlas conseguiu as maçãs e tentou enganar Hércules, mas ele pediu para que Atlas segurasse o céu novamente para que pudesse ajeitar a pele de leão em seus ombros. Atlas concordou e Hércules fugiu com as maçãs.
Leia mais: 6 frases do estoicismo que te farão ter mais resiliência
Cão de Guarda do Submundo, Cérbero
Por fim, Cérbero era um cão de três cabeças que guardava a entrada do submundo. Hércules desceu ao submundo e conseguiu dominar o cão, trazendo-o até Euristeu. No entanto, o rei ficou tão aterrorizado com Cérbero que implorou a Hércules que o devolvesse ao submundo, e assim foi feito.
Esses foram os 12 Trabalhos de Hércules, uma série de feitos que demonstraram sua força e coragem. Essas histórias continuam a ser contadas até hoje. Tanto que quando há algo difícil para se fazer, dizemos que é um trabalho hercúleo.
0 comentários