As bananas são radioativas? Entenda como isso pode influenciar a sua saúde!

Veja mais sobre radiação e se a banana é um alimento radioativo.

Ouvir sobre a palavra radiação sempre é algo que causa um medo instantâneo nas pessoas. Porém, a verdade é que a maioria das coisas que existem ao nosso redor são radioativas.

Mas, será que até os alimentos que comemos são? E o que significa que algo é radioativo? Provavelmente você não deve saber as respostas para essas perguntas, mas ao longo desse artigo você verá e poderá tirar também outra dúvida que é se as bananas são radioativas, que é algo que estão falando por aí.

O que é radiação?

A radiação é a energia que pode ser transmitida de um lugar para outro, tanto em forma de ondas como em forma de partículas. Então, apenas com esse conceito já deve ser possível que você imagine que diariamente estamos expostos a radiação através de diversas fontes diferentes, sejam elas naturais ou artificiais.

Como exemplo de fontes de radiação natural, temos a radiação cósmica do sol, além da que exite no ar e até mesmo, a que existe na nossa comida e na água.

Enquanto isso, como fontes de radiação artificial temos os diversos exames e tratamentos médicos, os telefones e as linhas de energia. Ambas as fontes podem ser prejudiciais e o boato de que as fontes artificiais são mais nocivas do que as naturais nem sempre é verídico. Pois, não há propriedades físicas que tornem a radiação artificial diferente da natural para que elas sejam mais prejudiciais.

LEIA MAIS: 3 Alimentos Que Você Sempre Guardou Na Geladeira, Mas NÃO Deveria!

Afinal, as bananas são radioativas?

Sim, as bananas são radioativas e são um exemplo de uma fonte de radiação natural. Isso acontece por conta do alto nível de potássio presente na sua composição. Porém, a quantidade de radiação presente nela é extremamente pequena, por isso, é algo que não precisa se preocupar.

Isso porque, a radiação presente na banana é praticamente igual à que já estamos expostos todos os dias, por isso não é algo perigoso.

Caso tenha gostado deste tipo de artigo e queira ver muitos outros como esse, acesse o site da Brazil Greece.

você pode gostar também