Em dezembro de 2021, em plena pandemia da Covid-19, o site do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker que atingiu seu principal sistema. Antes, em agosto, o mesmo aconteceu com o site da Renner. Ou seja, nem grandes órgãos e empresas estão imunes. Por isso, você precisa saber de dicas que como se proteger de ataques cibernéticos.
Os ataques do Ministério da Saúde e Renner são exemplos de ransomware, nos quais hackers atingem dados e ambientes virtuais. E não são casos isolados! De acordo com a Symantec, o Brasil está entre os três países com maior frequência de ataques cibernéticos. Na frente, estão apenas Estados Unidos e China.
Ainda, segundo levantamento da Intel, nos três primeiros meses de 2021, 34 diferentes tipos de ransomware foram identificados e causaram 722 ataques registrados. Isso significa que estamos expostos a danos e indisponibilidade de sistemas, bem como roubo de dados. Logo, é importante saber como se proteger desse tipo de ataque.
Como se proteger de ataques cibernéticos – o que são
Antes de mais nada, é preciso conceituar o que são ataques cibernéticos. Trata-se de ações criminosas nas quais são feitas tentativas de danificar, destruir ou indisponibilizar sistemas. Como consequência, dados podem ser desviados e, sobretudo, expostos para futuras extorsões.
Os casos mencionados no começo do artigo se referem a empresas e órgãos governamentais, uma típica ação ransomware. Nele, o sequestro dos dados se dá por criptografia e, em troca, é cobrado um resgate para que o proprietário ou proprietária volte a acessar os arquivos.
Mesmo que sejam dados exemplos de grandes sistemas, qualquer computador ou rede é propensa a esse tipo de ataque. Os motivos são variados, desde simples diversão até conspiração. Por isso, é tão importante saber como se proteger.
Como proteger seus dados de ataques cibernéticos – dicas importantes
A seguir, apresentamos estratégias que podem ser adotadas com a finalidade de proteger seus dados de ataques hacker.
Use senhas fortes nos sistemas
Em primeiro lugar, é preciso usar senhas difíceis, ou fortes, de acesso aos sistemas. Nada de colocar sua data de nascimento ou o dia em que conheceu seu grande amor. Menos ainda, a famigerada “1234” com a desculpa de se lembrar dela depois! Você não tem ideia do quanto senhas fracas e óbvias são fáceis de quebrar!
Ah, e evite ficar compartilhando suas senhas! Isso vale para computadores, sistemas de acesso ou celular. Em empresas, vale até trocá-las de vez em quando, principalmente quando há rotatividade de colaboradores.
Faça backup regular
Outra dica importante para se proteger de ataques cibernéticos é fazer o backup de suas informações com frequência. Você não só evita dores de cabeça com perda de dados, como fornece uma ferramenta de segurança. Ademais, fica mais fácil recuperar suas informações caso o pior aconteça!
Use mecanismos de segurança
Sabe aquele antivírus que todo analista de TI sugere colocar nos computadores? Se você não obedece, está dando uma forcinha para os ataques cibernéticos! Mecanismos de proteção, incluindo firewall e soluções mais sofisticadas protegem dados e, consequentemente, empresas.
Nessa hora, não vale economizar! Afinal, os criminosos são conhecedores de métodos também sofisticados para invadir uma rede inteira, em questão de segundos!
LEIA MAIS:
- Hackers Podem Estar Te Espionando: Veja Os 5 Melhores Antivírus Gratuitos E Se Proteja!
- Notebooks Para Estudar! Veja 3 Ótimos Modelos Para Turbinar Seu Aprendizado!
Mantenha os sistemas atualizados
Tanto antivírus quanto qualquer outro sistema deve ser constantemente atualizado. Para se ter uma ideia do quanto isso é importante, recentemente, a Apple disponibilizou uma atualização de emergência após descobrir falhas de segurança! Logo, você, aí na sua casa ou empresa, também deve manter seus programas sempre atualizados.
Não se esqueça, também, de atualizar a data e hora do seu sistema. No computador, basta clicar com o botão direito do mouse para acessar as configurações.
Adote a dupla autenticação
Você certamente sabe de alguém que já foi vítima – ou quase – daqueles golpes pelo WhatsApp, nos quais um criminoso se passa por um conhecido para pedir dinheiro. Uma das dicas para se proteger desse tipo de ataque é inserir a dupla autenticação para acessar o aplicativo.
O mesmo vale para qualquer outro tipo de sistema, uma vez que mesmo senhas fortes não são totalmente imunes. Então, não custa nada adicionar uma proteção a mais para que, apesar de invadir seus sistemas, fique mais difícil acessar seus conteúdos.
Evite abrir links ou arquivos desconhecidos
Pode parecer manjado, mas ainda há ataques cibernéticos cujas portas são abertas por links e arquivos duvidosos. Portanto, se receber um e-mail de remetente desconhecido, tenha cautela. O mesmo vale para arquivos inseridos em dispositivos que “rodam” meio mundo antes de chegar até você.
Cuidado com as redes públicas
Uma das dicas importantes para se proteger de ataques cibernéticos é evitar usar seu computador em redes públicas. Principalmente se você tiver senhas importantes salvas, como internet banking. O ideal é ter sua própria conexão ou acessar uma rede privada.
Use programas e softwares originais
A gente sabe que programas não são baratos e, por vezes, vira hábito “craquear” aquele editor de imagens, por exemplo. Saiba que essa é uma prática representada pelo ditado “barato que sai caro”. Portanto, priorize programas e software originais, ok?
Gerencie acessos de usuários
Essa dica vai mais para empresas! Normalmente, são dados diferentes acessos a usuários, conforme hierarquia e funções. Isso é importante principalmente para evitar mau uso de contas. Logo, dê acesso mínimo aos dados, aquele suficiente para a execução do trabalho.
Monitore serviços, sistemas e redes
Da mesma forma, outra dica importante para se proteger de ataques cibernéticos em empresas é monitorar o de redes, sistemas e serviços. Assim, você verifica o uso e até se há riscos ou ataques iminentes.
Prepare-se para o pior
Ok, o ataque veio? Então, gerencie a crise e reduza o impacto! Isso é feito ao adotar programas de gerenciamento de risco, além de definir processos e políticas entre colaboradores.
Ainda que qualquer sistema esteja exposto, com algumas dicas, é possível se proteger de ataques cibernéticos. E, caso o pior aconteça, é imprescindível ter seus dados salvos para recuperação mais fácil e, claro, agir com o gerenciamento dos riscos.
Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!
0 comentários