Brasil no TOP 3 das melhores frutas do mundo! Vem ver quais são!

A jabuticaba ficou em segundo lugar na lista que tem mais duas representantes brasileiras

Nem pera, nem uva, nem maçã… na salada mista das melhores frutas do mundo, quem subiu no pódio foi a jabuticaba! A frutinha pequenininha e carnuda ficou em segundo lugar no ranking elaborado pelo TasteAtlas. E tem mais! Na lista das favoritas entre leitores e leitoras do guia, aparecem mais duas delícias tipicamente brasileiras.

Antes de mais nada, para quem não sabe, o TasteAtlas é uma guia online de viagens experimentais. Nele, estão, por exemplo, listas dos melhores doces do mundo. Os resultados têm, como base, a votação dos seguidores e seguidoras.

Pois bem, a pergunta da vez foi sobre as melhores frutas do mundo. Como não seria surpresa, o Brasil “mandou bem” e emplacou três nativas. Entre elas, a jabuticaba.

Jabuticaba é a segunda entre as melhores frutas do mundo

O levantamento do TasteAtlas pede que as pessoas leitoras atribuam notas de 0 a 5 a cada item. Nossa querida jabuticaba levou, nada menos, que nota 4,7 na lista das melhores frutas do mundo.

Docinha, a fruta tem a casca roxa e polpa branca, excelente para licores, doces, sucos, geleias e, claro, comer in natura mesmo. Afinal, como bem disse Carlos Drummond de Andrade, “jabuticaba chupa-se no pé”.

Nativa da Mata Atlântica, a jabuticabeira, a árvore que dá os frutos, tem crescimento lento, ou seja, leva cerca de 10 anos para a primeira frutificação. Embora seja própria para pomares e quintais, há quem consiga fazer uso comercial.

Só para ter uma ideia, existe uma fazenda que faz deliciosos vinhos de jabuticaba! Ou seja, além de uma das melhores frutas do mundo, a fruta é bem versátil.

No entanto, mais do que uma delícia, a jabuticaba tem propriedades muito importantes para a saúde. A fruta é rica em carboidratos, ferro, além de vitaminas dos grupos C e B.

Açaí e guaraná também fizeram bonito!

Ainda no levantamento do TasteAtlas, outras duas representantes brasileiras brilharam entre as melhores frutas do mundo! O açaí, típico da Amazônia, ficou em 7º lugar com nota 4,5. Rico em antioxidantes, fornece aquela energia para o dia e ainda previne contra doenças degenerativas.

Outra frutinha amazônica que se destacou na lista foi o guaraná. A fruta, cuja origem tem explicação em uma linda lenda indígena, ocupou o 41º lugar e levou nota 4,2.

Estimulante, uma das melhores frutas do mundo melhora o cansaço mental e físico, além de ser diurético. Por isso, o guaraná é usado na produção de xarope, refrigerantes ou consumido em pó.

Leia mais: 7 coisas que brasileiros acham estranho quando chegam à Europa

Lista das melhores frutas do mundo

Ok, a gente já viu que o Brasil brilhou entre as melhores frutas do mundo, né? Mas, o páreo não foi nada fácil! Só para ilustrar, o primeiro lugar ficou com o mangostim, típico da Indonésia.

Suculenta, a fruta é doce, mas com leves notas de acidez, pode ser consumida pura. No entanto, é ótima em receitas, como saladas, sobremesas, chás, smoothies, cremes e sorvetes.

Quer ver quem mais apareceu na lista das dez melhores frutas do mundo? Dê uma olhada:

1º – Mangostão (Indonésia)

2º – Jabuticaba  (Brasil)

3º – Deglet Nour (Argélia)

4º – Rodakina Naoussas (Grécia)

5º – Morango Cassubiano (Polônia)

6º – Wisnia Nadwislanka (Polônia)

7º – Açaí (Brasil)

8º – Lúcuma (Peru)

9º – Limão Sorrento (Itália)

10º – Mandarini Chiou (Grécia)

você pode gostar também