Brazil Greece

»

»

Como a Medusa pode te proteger do mau-olhado? Um grego conta

| Em 11/01/2024 às 12:05
Freepik.

A mitologia grega é rica em histórias e personagens fascinantes, e um dos mitos mais conhecidos é o da Medusa. Mas, você sabia que há uma história e um significado por trás da história da Medusa? Bem, eu que sou grego e amante da mitologia grega, venho aqui para te explicar tudo o que você precisa saber.

Quem era Medusa?

Antes de mais nada, Medusa era uma das três Górgonas, criaturas monstruosas com serpentes no lugar dos cabelos e olhos que transformavam qualquer um que as olhasse em pedra.

O mito da Medusa tem suas raízes na figura da Medusa original, uma bela mulher com longos cabelos dourados. Segundo a lenda, Medusa era uma sacerdotisa do templo de Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, que era conhecida por sua beleza e por ser uma das mais belas mulheres de toda a Grécia.

No entanto, Medusa acabou atraindo a atenção de Poseidon, o deus dos mares, que se apaixonou por ela. Porém, acontece que Medusa havia feito um voto de castidade a Atena, o que fez com que a deusa, enfurecida, transformasse seus cabelos em serpentes e seus olhos em pedra.

Então, a partir daí, Medusa se tornou um símbolo do perigo e do mal. Seu olhar petrificante representava a capacidade de transformar os outros em pedra, simbolizando o poder destrutivo e a punição divina. Além disso, suas serpentes representavam a sedução e a traição, características que eram associadas a ela.

Leia mais: Íris: grego revela o mito e o significado do nome da deusa grega

O símbolo da Medusa

Na mitologia grega, Medusa foi derrotada por Perseu, que recebeu a ajuda dos deuses para enfrentá-la. Com a ajuda de Atena e Hermes, Perseu utilizou um escudo espelhado para olhar indiretamente para Medusa e cortou sua cabeça com uma espada. A cabeça da Medusa, mesmo depois de morta, ainda tinha o poder de petrificar quem a olhasse diretamente.

Após derrotar Medusa, Perseu usou sua cabeça como um poderoso amuleto de proteção. A cabeça da Medusa se tornou um símbolo de poder e força, e era frequentemente usada em escudos e armaduras para afastar inimigos e espantar o mal.

Leia mais: Vai encarar? As 5 rotas aéreas com mais turbulência no mundo

A proteção contra o mau-olhado

Além disso, a imagem da Medusa também foi usada como uma forma de proteção contra o mau-olhado e para afastar energias negativas. Era comum encontrar a imagem da Medusa em amuletos, joias e até mesmo em frontões de templos e palácios.

Simbolicamente, a Medusa representa a dualidade entre a beleza e o perigo, entre a sedução e a punição. Ela nos lembra que nem tudo é o que parece ser e que devemos ter cuidado com as aparências enganosas. A Medusa também nos alerta sobre os perigos da tentação e da traição, e nos lembra da importância de sermos fiéis aos nossos valores e compromissos.

Agora você já sabe como se proteger da inveja, é só usar a mitologia grega a seu favor!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest