Como enfrentar os seus medos? 13 atitudes para vencê-los e ser mais feliz!

Ainda que seja normal ter essa sensação, é fundamental saber como enfrentar os medos para não gerar reações desproporcionais

Que levante a mão quem nunca sentiu medo na vida! Desde uma barata até saltar de paraquedas, essa reação involuntária é natural e até necessária para a própria sobrevivência. Entretanto, é preciso saber como enfrentar seus medos de forma a não deixá-los debilitantes ou impeditivos.

O medo é, certamente, uma das reações mais primitivas do ser humano. Ela aparece quando o cérebro é exposto a situações de estresse. De fato, faz com que seja associado à própria sobrevivência, uma vez que nos impede de cometer atos que colocariam nossa vida em risco.

Entretanto, é preciso colocar um limite nesse medo, apesar de ser uma resposta imediata ao perigo. O sentimento exacerbado praticamente limita a vida por impedir que a pessoa siga com sua rotina e desafios normalmente.

13 dicas para você saber como enfrentar seus medos

Não, o medo não é sinônimo de covardia ou fraqueza. Menos ainda, um sentimento passível de evitar. O que importa é a forma como você lida com situações estressantes. Deste modo, você deve saber como enfrentar seus medos e viver de forma mais plena.

Aceite que o medo existe

Em primeiro lugar, não negue que sente medo, pois o passo inicial para enfrentá-lo é a aceitação. Saiba exatamente de onde ele vem e sua intensidade para saber como controlar. Ou seja, assuma e fale sobre o que te aflige.

Respire!

A respiração não é só uma forma de saber como enfrentar seus medos, mas controlar a ansiedade que vem dele. Note que, diante de uma situação de estresse, você fica mais ofegante, uma vez que o ato de respirar e as emoções estão ligados.

Então, aprenda a respirar fundo diante destas situações, controlando a inspiração e expiração. Há até exercícios que ajudam nisso.

Escreva sobre o que te aflige

Muita gente usa a escrita como forma de lidar com suas angústias. E isso funciona para os medos, também. Trata-se de uma estratégia para organizar suas ideias, pensamentos e emoções. Mas, não se preocupe, pois não precisa mostrar para ninguém!

Escrever é uma alternativa de como enfrentar seus medos porque ajuda a aliviar a tensão e até reparar naquilo que mais te assusta.

Celebre suas vitórias

Porque focar apenas no que dá errado se, ao contrário, você pode alimentar suas conquistas? Tenha em mente que negativismo e fracassos nutrem o medo, logo, é fundamental tirar os holofotes daquilo que é ruim.

Dê espaço para as vitórias diárias, inclusive na jornada de superação, e verá como isso vai te ajudar a superar seus medos.

Converse com pessoas queridas

Lembra de quando falamos sobre a escrita como uma forma de enfrentar seus medos? Conversar também ajuda bastante! Não tenha medo de falar sobre o que te aflige por pensar que são medos bobos, pois nunca são!

Comunicação é cura e alívio, principalmente se essa conversa for travada com alguém em quem confia, por exemplo família, e amigos. De repente, você até descobre que a outra pessoa tem as mesmas aflições!

Medite

Assim como a respiração, a meditação conduz à estabilidade emocional por meio do controle dos pensamentos. Consequentemente, reduz a ansiedade causada pelo medo. Isso acontece porque a técnica permite que você observe o que te causa fobia sem, no entanto, entrar em pânico.

Sendo assim, aquilo que te provoca a fobia deixa te ter proporções grandiosas para assumir algo que você pode controlar.

Mude o foco

A partir do momento em que percebe o medo se aproximando, saia da postura de enfrentamento e ocupe a de observador. Quando você enxerga a situação sob um ângulo diferente, acaba reduzindo a sensação de ansiedade e, claro, o medo.

Pratique o autocontrole

A gente sabe que essa tarefa de como enfrentar os seus medos não é fácil. Menos ainda, praticando o autocontrole. Mas, é preciso, então, quando sentir que sua cabeça já está criando diálogos confusos e que prejudicam a objetividade, é hora de agir.

Pense positivo

Para variar, a positividade é uma aliada e tanto na hora de enfrentar os seus medos! Troque o “mantra” do “não vou conseguir” pelo otimismo. Confie em sua capacidade de superar suas angústias, indo inclusive atrás de ajuda, se necessário for.

Mentalize energia positiva para impedir que os medos te dominem e crie um ambiente para isso floresça.

Use a imaginação

Não estamos falando para imaginar coisas como uma forma de enfrentar seus medos. A ideia é usar a imaginação com a finalidade de transportar a cenários que diminuem a proporção do que provoca a fobia. Quer um exemplo?

Você tem medo de lugares fechados, a claustrofobia. E, de repente, entrou em um elevador lotado. Para não entrar em pânico, feche os olhos, respire e imagine-se em um espaço maior e mais calmo.

Analise o seu medo

Uma das formas de como enfrentar os seus medos é analisar se não são decorrentes de supervalorização ou até coisas da sua imaginação. Caso sejam originados de uma situação hipotética, pense que está em segurança e que conseguirá lidar com as adversidades.

Além disso, concentre-se nas coisas boas, use um pouco de humor e pense em todas as atividades que consegue fazer sem ajuda.

LEIA MAIS:

Pratique exercícios

As atividades físicas são, também, uma forma de enfrentar os seus medos pela liberação da endorfina, conhecida como o hormônio do bem-estar. De preferência, faça isso ao ar livre para ter contato com a natureza e tomar um pouquinho de sol. Ademais, cuide da alimentação e, também, do sono.

Procure ajuda!

Olha, às vezes, a carga é muito pesada para carregar sozinho. Por isso, se sentir muita dificuldade em como enfrentar seus medos, não hesite em procurar ajuda! Terapias especializadas guiam para as causas dessas aflições.

De repente, é um trauma de infância ou algum acontecimento lá do passado, do qual você nem se lembra, mas ficou no seu inconsciente. Logo, o trabalho nos gatilhos emocionais, sentimentos e o impacto do passado na sua via devem ser trabalhados por um profissional.

Dicas para enfrentar medos específicos

Você tem medo da solidão? O ideal é cercar-se de amigos, familiares e entrar ao máximo em grupos sociais. Já o medo da violência pode ser enfrentado ao cercar-se de ações de segurança, bem como adotar medidas de fortalecimento psíquico.

Por outro lado, caso tenha medo de perder o emprego, procure realizar o seu trabalho de forma satisfatória e mantenha-se sempre atualizado. Se não puder evitar o desemprego e for possível economizar, tente construir uma boa base financeira até encontrar um trabalho.

O medo de adoecer é reduzido com adoção de hábitos mais saudáveis de vida. Por fim, o medo de perder alguém querido já requer um acompanhamento psicológico, especialmente se isso decorre de mortes anteriores.

Por que sentimos medo?

Até aqui, falamos sobre como enfrentar os seus medos, mas você sabe a origem deles? Existem diferentes tipos de medo, por exemplo:

  • ataques
  • mudanças climáticas adversas
  • assaltos
  • falar em público
  • problemas financeiros
  • doenças
  • morte

Via de regra, o medo é uma reação natural, como já comentamos, ante a situações adversas. Deste modo, é comum se afastar daquilo que assusta ou causa qualquer desconforto. Até aqui, tudo bem!

O problema é quando esse medo te paralisa ou impede de seguir com sua rotina normal. Ou até a comprometer suas relações pessoais. Aqui precisamos entender a diferença entre medo e fobia. Esta é extrema, ou seja, um medo exagerado de qualquer coisa e precisa ser trabalhada.

Como identificar que estamos com fobia?

Antes de saber como enfrentar seus medos, é preciso entender que está tendo problemas de fobia. Aliás, muita gente passa por isso sem nem saber! Alguns sinais clássicos são:

  • foge dos problemas em vez de enfrentá-los
  • evita pessoas ou situações que causem gatilhos emocionais
  • procura sempre uma ocupação para esquecer as angústias
  • sempre coloca empecilhos para realizar algo que deseja
  • se preocupa com o que os outros vão pensar de você ou do que está fazendo
  • apesar de não gostar da vida que leva, não procura mudar
  • demora muito para tomar decisões

Se passa por uma ou mais situações das listadas acima, provavelmente precisará buscar a ajuda profissional.

É fácil saber como enfrentar os seus medos? Não! É impossível? De forma alguma! Reconhecer o que te causa fobia e adotar medidas de proteção podem ajudar a superar e seguir com a vida normalmente. Sentir medo é normal, o problema está em deixar que isso te paralise, ok? Pode ajudar lendo algumas dicas de como se sentir mais positivo!

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

você pode gostar também