Você Pode Ter Depressão e Não Sabia: Confira os Sintomas!

Antes de mais nada, depressão não é o mesmo que se sentir um pouco para baixo. Se trata de uma doença silenciosa e que causa grande sofrimento psíquico a quem a possui. Mas, como saber se tenho depressão?

Primeiramente, a depressão é o transtorno psiquiátrico mais comum na população geral. Porém, muitos que sofrem dessa condição, a omitem.

Ainda, ela é caracterizada pelo humor deprimido na maior parte do tempo. Ou pela perda da capacidade de sentir prazer nas coisas que costumavam gerar interesse. Além de outros sintomas que citaremos mais à frente.

Além disso, esse transtorno gera uma tristeza que interfere em outras áreas da vida. Por exemplo: relacionamentos pessoais, trabalho, apetite, sono e vida sexual.

Inclusive, ele pode afetar o comportamento e os sentimentos da pessoa por meses ou anos.

Além disso, alguns outros sintomas podem ser um sinal de que você tem a doença. Por exemplo: pensamento negativo, alterações do peso, disfunções sexuais. Além de disfunções cognitivas, sensação de fadiga e falta de energia, lentidão ou insônia.

Ainda, é comum que uma pessoa com depressão apresente também: sensação de tédio, ansiedade, irritabilidade, solidão, desesperança. Além de baixa autoestima, sensação de vazio, disfunção erétil e ejaculação precoce.

Como saber se tenho depressão?

Porém, para que se torne mais fácil de se diagnosticar a depressão, há alguns critérios. Eles incluem:

  • Distúrbios do sono, tanto insônia quanto dormir excessivamente
  • Redução ou aumento do apetite, acarretando perda ou ganho de peso
  • Sentir-se cansado e com pouca energia
  • Sentir-se inútil ou sentir-se culpado excessivamente
  • Dificuldade de concentração
  • Sentir-se agitado ou mais lento que o usual
  • Pensamentos frequentes sobre morte ou ideação suicida

Por fim, tenho depressão?

Caso você apresente perda de interesse ou tristeza na maior parte do tempo por pelo menos 2 semanas. Associados a pelo menos 4 dos sintomas que citamos no tópico anterior, você tem grandes chances de ter depressão.

Isso porque, antes de fechar o seu diagnóstico, devem ser excluídas outras causas. Por exemplo, o uso de medicações ou outras substâncias. Além disso, devem ser excluídas doenças hormonais e metabólicas, além de outros transtornos mentais.

Então, caso você tenha se identificado, procure ajuda imediatamente. Porém, a boa notícia é que, com acompanhamento médico e psicoterapia, você poderá controlar essa doença.

Por fim, saiba que você não está sozinho!

LEIA MAIS: Sonambulismo Tem Cura? Saiba O Que Fazer Para Tratar!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais