Você Pode Ter Depressão e Não Sabia: Confira os Sintomas!
Antes de mais nada, depressão não é o mesmo que se sentir um pouco para baixo. Se trata de uma doença silenciosa e que causa grande sofrimento psíquico a quem a possui. Mas, como saber se tenho depressão?
Primeiramente, a depressão é o transtorno psiquiátrico mais comum na população geral. Porém, muitos que sofrem dessa condição, a omitem.
Ainda, ela é caracterizada pelo humor deprimido na maior parte do tempo. Ou pela perda da capacidade de sentir prazer nas coisas que costumavam gerar interesse. Além de outros sintomas que citaremos mais à frente.
Além disso, esse transtorno gera uma tristeza que interfere em outras áreas da vida. Por exemplo: relacionamentos pessoais, trabalho, apetite, sono e vida sexual.
Inclusive, ele pode afetar o comportamento e os sentimentos da pessoa por meses ou anos.
Além disso, alguns outros sintomas podem ser um sinal de que você tem a doença. Por exemplo: pensamento negativo, alterações do peso, disfunções sexuais. Além de disfunções cognitivas, sensação de fadiga e falta de energia, lentidão ou insônia.
Ainda, é comum que uma pessoa com depressão apresente também: sensação de tédio, ansiedade, irritabilidade, solidão, desesperança. Além de baixa autoestima, sensação de vazio, disfunção erétil e ejaculação precoce.
Como saber se tenho depressão?
Porém, para que se torne mais fácil de se diagnosticar a depressão, há alguns critérios. Eles incluem:
- Distúrbios do sono, tanto insônia quanto dormir excessivamente
- Redução ou aumento do apetite, acarretando perda ou ganho de peso
- Sentir-se cansado e com pouca energia
- Sentir-se inútil ou sentir-se culpado excessivamente
- Dificuldade de concentração
- Sentir-se agitado ou mais lento que o usual
- Pensamentos frequentes sobre morte ou ideação suicida
Por fim, tenho depressão?
Caso você apresente perda de interesse ou tristeza na maior parte do tempo por pelo menos 2 semanas. Associados a pelo menos 4 dos sintomas que citamos no tópico anterior, você tem grandes chances de ter depressão.
Isso porque, antes de fechar o seu diagnóstico, devem ser excluídas outras causas. Por exemplo, o uso de medicações ou outras substâncias. Além disso, devem ser excluídas doenças hormonais e metabólicas, além de outros transtornos mentais.
Então, caso você tenha se identificado, procure ajuda imediatamente. Porém, a boa notícia é que, com acompanhamento médico e psicoterapia, você poderá controlar essa doença.
Por fim, saiba que você não está sozinho!
LEIA MAIS: Sonambulismo Tem Cura? Saiba O Que Fazer Para Tratar!