Como ser feliz com depressão? 12 dicas que irão mudar a sua vida!

Com apoio, é possível identificar e enfrentar a doença que é tão séria

Você já assistiu ao filme The Babadook? Sem dar spoilers, há uma relação direta ao retrato do que é viver com depressão, em especial, pós-parto. Na verdade, em como conviver e lidar com a doença. Mas, e aí, como ser feliz com depressão? Mais ainda, como sair dela?

Todo mundo tem um sentimento de tristeza e angústia em algum momento da vida. Porém, o que acomete a pessoa com depressão não é passageiro e tende a se agravar. Desde episódios leves ou moderados até os mais graves, o quadro é grave e carece de atenção. 

Obviamente, o acompanhamento da depressão requer atuação profissional para identificação dos sintomas e orientações. Durante o tratamento, a pessoa precisa ser assistida para encontrar meios de como ser feliz com depressão e, assim, vencê-la. 

O que é a depressão?

A depressão consiste em um tipo de distúrbio da mente caracterizado pela tristeza excessiva, dor emocional, desesperança, além da perda de interesse em atividades corriqueiras e baixa motivação. 

Além disso, estima-se que 5% da população mundial sofra de depressão, correspondendo a mais de 350 milhões de pessoa. Por isso, é considerada a doença do século XXI. Portanto, é quase uma epidemia silenciosa que atinge uma a cada três pessoas, em diferentes níveis. 

Além disso, a depressão ainda carrega um estigma, apesar de toda a evolução tecnológica da humanidade. Isso porque muitos a associam a fraqueza, preguiça e outros preconceitos dos quais a sociedade segue carregada. 

Pois, é justamente aí que mora o perigo, pois a pessoa afetada tem vergonha de assumir seus próprios sentimentos e demora a buscar ajuda. Ainda não é fácil identificar o que causa a depressão, mas pode ser consequência de traumas ou experiências negativas. Além de tudo isso, há também a predisposição genética.

LEIA MAIS: Você Pode Ter Depressão E Não Sabia: Confira Os Sintomas!

Sinais expressivos da depressão

A tristeza causada pela depressão não é passageira e vem normalmente acompanhada de comportamentos típicos. Entre eles, podemos citar: 

  • conclusões equivocadas ou exacerbadas de acontecimentos diários 
  • generalizações, ou seja, a pessoa acha que algo vai dar errado porque, no passado, isso aconteceu
  • comparações constantes que trazem sentimentos de inferioridade 
  • negatividade extrema
  • sentimento de culpa 
  • desânimo persistente

Como ser feliz com depressão?

Abaixo, estão algumas estratégias que pessoas com depressão usam para se sentir mais felizes. Porém, ressaltamos que nada substitui a ajuda profissional, uma vez que falamos de uma doença séria.

Anote suas realizações diárias

Sabe uma coisa que pode funcionar para quem tem depressão? Escrever uma lista com tudo o que você realizou ao longo do dia, por mais simples que sejam as tarefas, ajuda a mostrar as pequenas conquistas da pessoa. 

Isso substitui a culpa que muita gente sente por ver uma série de afazeres, mas não conseguir cumprir nenhum. De fato, essa prática acaba virando um diário de gratidão que pode ser lido e relido para mostrar que a vida vale a pena!

Leia!

A leitura funciona como um escape para quem tem depressão porque distrai a mente e afasta os pensamentos angustiantes. Na verdade, os livros praticamente funcionam como um porto seguro. 

Adote um bichinho de estimação

Animais têm amor incondicional e ajudam a ser feliz com depressão justamente por isso. Também são uma distração, fazem companhia e assim tornam os dias mais fáceis. Mas, na falta de um pet, vale até assistir vídeos fofos de gatinhos e cachorrinhos na internet.  

LEIA MAIS: Como Transformar Pensamentos Negativos Em Positivos? Só 7 Passos!

Expresse seus sentimentos

Tem quem chore e coloque tudo para fora. E também quem anota seus sentimentos em um papel, rasga e joga fora. Isso ajuda a ser feliz com depressão por ser uma forma de controlar as emoções.   

Movimente-se

Por mais difícil que seja, não fique em casa e movimente-se! Sinta o ar fresco em uma simples caminhada ou olhar pela janela. Mudar de lugar, fisicamente falando, é uma forma de expulsar a depressão da cabeça. 

Outra tentativa é exercitar-se, seja na academia, ioga, pilates ou até uma corrida no parque. O exercício físico libera endorfina, hormônio do bem-estar, o que é fundamental para pessoas com depressão. Se possível, faça isso de forma a manter contato com a natureza. 

Evite o álcool

Substâncias que dão falsa sensação de bem-estar, como álcool e drogas, devem ser evitadas. O mesmo vale, por exemplo, para a cafeína em excesso. Como são viciantes, trazem uma felicidade momentânea, mas quando o efeito passa, o sentimento volta ainda pior. Substitua por atividades que, de fato, façam bem a você.   

Ouça música!

Faça uma playlist com suas músicas favoritas, mas somente aquelas que te façam feliz! Outra ideia é curtir um show ao vivo, seja no bar ou no estádio. Ver gente, luzes e absorver os acordes é catártico, além de uma forma de ser feliz com depressão. 

Aliás, enquanto ouve música, cante e dance como se não tivesse ninguém olhando. São formas de colocar as emoções para fora. 

Expresse sua criatividade

Uma das coisas que funcionam na missão de como ser feliz com depressão é expressar sua criatividade. Pintar, investir no artesanato, trabalhar com jardinagem e até resolver quebra-cabeças auxiliam na expressão de emoções e afastam pensamentos angustiantes.   

LEIA MAIS: Viva Em Paz: 11 Dicas De Como Melhorar Sua Vida Espiritual E Ser Feliz!

Cuide de você!

Normalmente, quando uma pessoa está em uma crise depressiva, esquece-se de si mesma e do auto-cuidado. Consequentemente, a auto-estima cai e os sentimentos ruins só pioram. Então, que tal cuidar um pouco de você?

Mude o cabelo, faça as unhas, aposte em um tratamento de pele e, se conseguir, tome um banho relaxante, preferencialmente, de banheira.  

Converse com alguém

Uma das forma de ser feliz com depressão é compartilhar seus sentimentos com alguém. Na verdade, isso tem mais a ver com melhorar sua comunicação para demonstrar o que está sentindo. 

Entenda que isso não é para facilitar que outras pessoas entendam o que você está sentindo. Mas, a depressão, assim como qualquer doença emocional, é silenciosa e os outros tendem a interpretar as ações de forma errada. 

Deste modo, compartilhar seus sentimentos não é facilitar a vida das pessoas, mas permitir que elas possam te ajudar.  

Durma bem

Ao mesmo tempo em que a pessoa deprimida tende a dormir mais, isso não significa um sono reparador. A depressão também tem a ver com aspectos físicos, além dos emocionais. Dormir verdadeiramente bem auxilia no combate aos sentimentos angustiantes.

Para ajudar a pegar no sono, mas um sono de qualidade, evite consumir bebidas alcoólicas antes de dormir, afaste-se do celular 40 minutos antes de ir para a cama e tente manter uma rotina de horários. 

Busque ajuda profissional

Não é fácil vencer a depressão sem ajuda profissional. Então, é imprescindível procurá-la para curá-la. Além disso, lembre-se de que se trata de um sofrimento psíquico e o terapeuta tem as técnicas necessárias para ajudar a lidar com ele e superá-lo.   

LEIA MAIS: Você Mais Feliz: 12 Hábitos Que Ajudam Na Saúde Mental Para Adotar Já!

Cuidado com a depressão sorridente

Nem sempre uma pessoa depressiva que esteja sorrindo se recuperou. Ao mesmo tempo, pessoas aparentemente felizes e bem sucedidas podem ter pensamentos suicidas. Trata-se da depressão sorridente ou depressão atípica, com sintomas perigosamente mascarados.  

Perigosa justamente porque a tristeza se esconde atrás de um sorriso, a depressão atípica é um pouco mais difícil de ser diagnosticada. Entretanto, alguns sintomas são comuns e podem ajudar na identificação. 

  • melhora de ânimo repentina seguida de recaídas 
  • ganho de peso e aumento do apetite 
  • sentir sono ao longo do dia mesmo depois de dormir por longas horas 
  • sensibilidade a críticas e rejeição 

O perigo está na demora em procurar ajuda e reconhecer as próprias emoções. Mais uma vez, é importante se reconhecer para buscar ajuda profissional. 

Então, como ser feliz com depressão? Para uma doença tão séria, cada passo é uma grande realização e conquista! Com as dicas acima, é possível dar passos importantes rumo à recuperação. Mas, claro, sem jamais dispensar o acompanhamento profissional. 

Gostou do artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece!

 

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais