Congelar alimentos em marmitas é uma prática comum para prolongar sua vida útil, preservar seu sabor e evitar o desperdício, além de economizar tempo.
No entanto, nem todos os alimentos são adequados para o congelamento, pois suas características podem ser comprometidas ou sua segurança alimentar pode estar em risco.
Comidas que você deve evitar colocar no congelador
Batatas
Quando estão cozidas, o congelamento resulta em uma mudança de textura, deixando-as granuladas e desagradáveis ao paladar.
Vegetais com muita água
Alface, pepino e rabanete possuem alto teor de água e uma estrutura celular delicada. Ao congelar esses alimentos, eles tendem a perder sua textura crocante e se tornar murchos e sem graça. Portanto, é recomendado consumi-los frescos para aproveitar ao máximo suas propriedades nutritivas.
LEIA MAIS: É seguro guardar alimentos em potes e vasilhas de plástico? Não erre mais
Ovos
Os ovos inteiros e com casca podem rachar ou explodir devido à expansão do conteúdo líquido durante o processo de congelamento. Caso deseje armazená-los por um longo período, é melhor retirar a casca e deixar as claras e as gemas separadamente.
Maionese
Evite congelar a maionese, seja pura ou misturada com outros alimentos, pois isso pode resultar em uma notável modificação em sua consistência. Isso acontece devido à separação da água e do óleo, levando à interrupção da emulsão.
Iogurtes
Quando congelados, ocorre a separação ou, como recebe o nome na terminologia culinária: ocorre o “desenlace”. Portanto, recomenda-se armazenar esses alimentos na geladeira e mantê-los longe do freezer.
LEIA MAIS: 4 bebidas cancerígenas que estão na sua geladeira
Queijos
Evite congelar queijo, pois a água e a gordura formam cristais de gelo durante o processo de congelamento, o que pode danificar as proteínas presentes nos queijos.
Frutas com muita água
Assim como os vegetais, frutas como melão, melancia e uva tendem a perder sua textura suculenta ao serem congeladas. Além disso, podem se tornar farinhentas e perder parte de seu sabor original.
LEIA MAIS: 5 lixeiras modernas que irão levar a sua cozinha para outro nível
Café
Baixas temperaturas ressecam o café. Em vez de congelar, guarde em local fresco e escuro em uma caixa bem fechada. Isso o mantém fresco por vários meses.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários