Quando trocar a correia dentada do seu veículo?

Saiba quando realizar essa manutenção no seu veículo

Correias dentadas pode também ser chamada de correia de distribuição. Ela é feita em material emborrachado e bastante flexível. Em muitos motores, as correias de distribuição substituíram as correntes de distribuição de metal, conectando o eixo de comando de válvulas e as engrenagens do virabrequim. Mas você sabe quando trocar a correia dentada do seu carro? Confira o artigo na íntegra e saiba mais!

Quando trocar a correia dentada do seu carro?

Apesar de bem baratas, as correias dentadas podem causar milhares de reais em danos se quebrarem enquanto o motor estiver funcionando. Por isso, estes são itens de manutenção, uma vez que podem se desgastar e falhar sem aviso prévio.

A principal função desse instrumento é sincronizar o movimento entre o virabrequim e o eixo-comando das válvulas. Ou seja, a correia garante o deslocamento correto dos pistões nos cilindros e o fechamento das válvulas na hora certa.

Sendo assim, ela protege a válvula dentro do cilindro, caso contrário as válvulas podem empenar, furar a cabeça do pistão e até mesmo exigir a retifica do motor. É muito importante verificar o manual do proprietário, para saber qual o tipo de motor do seu carro e quais os intervalos de substituição recomendados.

LEIA MAIS: Os 5 carros mais econômicos do Brasil; com opção que faz mais de 16 km/l!

Sinais de que a válvula precisa ser substituída

É muito importante sempre consultar seu manual para saber se você pode retirar facilmente a tampa de proteção da correia. Um manual de reparo é diferente de um manual do proprietário porque lista os procedimentos de reparo, divididos passo a passo.

Marcas de veículos e fabricante normalmente recomendam a troca a cada 40mil km, no entanto, em alguns outros modelos, a troca pode durar até 50 mil km. Porém, fatores como o motor funcionando mal, pode indicar uma correia frouxa, distorcendo o sincronismo das válvulas do motor.

Outrossim, a falha de ignição do motor também pode ser uma causa de atenção. Ela pode ser causada por um fio ou bobina de vela de ignição ruim, que usualmente causa estresse a correia dentada, encurtando sua vida útil.

Caso perceba algum desses sinais em seu automóvel, é hora de fazer uma avaliação da correia. Muitas das proteções de correia dificultam o contato visual a ela diretamente, complicando o acesso. Por isso, em muitos casos, é necessário saber o momento de deixar para os profissionais realizarem essa tarefa.

LEIA MAIS:Proibidos para brasileiros! 4 carros com venda proibida, mas que são do Brasil! 

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

 

você pode gostar também