5 segredos que você nem imaginava sobre o Memorial Lincoln

A piscina de frente ao memorial do ex-presidente abriga detalhes fascinantes

Quando você pensa no Taj Mahal na Índia, além da beleza do mármore, certamente vai se lembrar do espelho d’água que reflete o monumento. Pois, a estrutura alcança o objetivo de sua criação, ou seja, convidar à contemplação e admiração da obra que destaca. Mas, ela não e a única. O Memorial Lincoln, um dos principais cartões postais de Washington DC, também tem um tanque de água carregado de história e simbolismo.

Antes de mais nada, vale frisar que o Lincoln Memorial está entre as atrações mais visitadas do mundo. Só para ilustrar, o imponente edifício de estilo grego dórico recebe cerca de 25 milhões de pessoas, anualmente.

Lá dentro, fica uma estátua do ex-presidente e, em cada parede, muita história e simbolismo para a cultura estadunidense. Pois, além de seu imenso valor lendário, a piscina que fica em frente também guarda alguns detalhes curiosos.

5 coisas sobre o espelho d’água do Memorial Lincoln

Abaixo, você vai descobrir curiosidades sobre a piscina em frente a um dos pontos turísticos mais simbólicos dos Estados Unidos.

1. Um dos espelhos d’água mais longos do mundo

A piscina fica a oeste do National Mall e tem, nada menos, que 618 metros de comprimento e 51 metros de largura. Por isso, sua forma alongada não só a torna o espelho d’água mais longo do mundo, mas também projeta a grandeza do próprio memorial de Lincoln.

Mas, atualmente, o título do espelho d’água mais longo do mundo pertecente ao Miroir d’eau, na cidade de Bordeaux, França.

Leia mais: Cia aérea: uma das melhores do mundo deve voltar ao Brasil!

2. Havia um rio em frente ao Memorial Lincoln

Mas, antes de se tornar um espelho d’água, a área era um rio natural, o Tiber Creek. Com o tempo, o riacho foi canalizado e, em 1914, construíram a piscina. O propósito era criar um ambiente visualmente atraente para o monumento, tornando-o ainda mais marcante e icônico.

3. A piscina passou por várias modificações

Um local tão representativo requer manutenção constante para atender às expectativas. Por isso, desde sua criação, o tanque passou por várias mudanças no intuito de preservar e melhorar sua funcionalidade.

Uma das mais notáveis ocorreu em 2012, quando recebeu melhorias para aumentar sua eficiência energética, considerando o consumo de sua operação.

Leia mais: Cidade escondida na Grécia que é o paraíso e turistas ainda não sabem

4. Palco de inúmeros fatos históricos

Vários eventos que deixaram uma marca profunda na história dos Estados Unidos ocorreram às margens do icônico lago artificial. Só para exemplificar, foi palco de marchas pelos direitos civis, eventos presidenciais, cerimônias de inauguração e protestos notáveis.

Mas, talvez um dos momentos mais emblemáticos que o espaço testemunhou foi em 28 de agosto de 1963. Foi o dia em que Martin Luther King Jr. proferiu seu histórico discurso “Eu Tenho um Sonho”, diante de uma multidão de 250.000 pessoas.

5. O Memorial Lincoln já apareceu no cinema

Por fim, o icônico espelho d’água foi cenário de várias produções cinematográficas e televisivas. Entre elas, destacam-se, por exemplo, o episódio “Super Best Friends” de South Park. Ou, a cena memorável do filme Forrest Gump, quando ele se encontra com Jenny, seu grande amor.bE, finalmente, sua aparição na primeira entrega do Homem-Aranha da Marvel.

Leia mais: Quer se tornar um super-homem? 5 hábitos para você adotar hoje

Como visitar o Memorial Lincoln

O Lincoln Memorial está aberto ao público 24 horas por dia, todos os dias do ano. Para quem quiser informações detalhadas ou assistência durante a visita, guardas ficam por lá das 9h30 às 22h.

Para chegar lá, basta usar o Metrorail ou Metrobus, sendo que as estações Foggy Bottom e Smithsonian são as mais próximas. Por elas, passam as linhas Orange, Blue e Silver.

Mas, quem prefere o ônibus, o ideal é usar as rotas 32, 34 ou 36, cujo itinerário passa perto do memorial. Além disso, há uma estação de compartilhamento de bicicletas, Capital Bikeshare, na Daniel French Drive SW, para aqueles que optam por um meio de transporte alternativo.

você pode gostar também