O Google acaba de lançar 10 cursos de inteligência artificial (IA) totalmente gratuitos. Estes módulos se destinam a qualquer pessoa que queira explorar ou expandir suas competências em aprendizado de máquina e IA generativa. Assim, as formações abrangem desde noções iniciais em IA generativa a métodos de arquitetura codificador-decodificador.
Um ponto importante sobre os programas é não se concentrarem apenas em fornecer uma educação teórica. Pelo contrário, as formações também incluem componentes práticos, como projetos e questionários para avaliar o progresso.
Um dos destaques é obter distintivos digitais ao concluir os cursos, evidenciando as habilidades que a pessoa adquire nesse campo. E, quem sabe, até investir em uma carreira na área. Portanto, confira a lista completa dos cursos, além de como se inscrever.
Quais são os cursos de inteligência artificial do Google?
De modo geral, os novos cursos da plataforma incluem os seguintes módulos:
-
- Introdução à IA Generativa: visão geral dos conceitos fundamentais.
- Introdução à IA Responsável: práticas éticas no desenvolvimento de IA.
- Fundamentos da IA Generativa: aprofundamento nas técnicas e aplicações.
- Introdução aos Grandes Modelos Linguísticos: explora modelos que estão revolucionando a comunicação.
- Introdução à Geração de Imagens: técnicas para criar imagens através de IA.
- Introdução ao Generative AI Studio: ferramentas para desenvolver projetos de IA generativa.
- Arquitetura Codificador-Decodificador: estruturas essenciais para o processamento de linguagem natural.
- Mecanismo de Atenção: melhoria da precisão dos modelos de IA.
- Criar Modelos de Legendagem de Imagens: técnicas para descrever visualmente o conteúdo das imagens.
- Modelos de Transformer e modelo BERT: inovações recentes em IA para compreensão de texto.
Introdução à IA Generativa
Inicialmente, o curso tem o objetivo de explicar a utilização da IA Generativa e as ferramentas do Google para o desenvolvimento de aplicações próprias. Assim, o conteúdo esclarecer o que constitui a IA Generativa e suas aplicações.
Para complementar o aprendizado, também fornece videoconferências, materiais de leitura, vídeo introdutório e um questionário avaliativo. A estrutura do curso é para um dia inteiro de imersão.
Leia mais: Google Docs libera nova ferramenta para quem gosta de escrever
Um dos cursos de inteligência artificial do Google trata da Introdução à IA Responsável
Em meio às discussões sobre a ética da IA, o programa é projetado justamente para instruir sobre como as práticas responsáveis no desenvolvimento e uso da tecnologia. Deste modo, aborda os 7 princípios de IA do Google, pilares fundamentais para pesquisa, desenvolvimento e implementação de tecnologias de inteligência artificial na companhia.
O curso traz um vídeo de 9 minutos para introduzir o conceito de IA Responsável. Em seguida, um questionário de 20 minutos para avaliar a compreensão sobre o tema.
Fundamentos da IA Generativa
A princípio, o módulo foca nos princípios básicos da IA generativa, grandes modelos linguísticos e práticas de IA responsável, ou seja, bastante abrangente.
Embora seu formato preveja a conclusão em um dia, o programa educacional exige que a pessoa faça os dois cursos anteriores. Aliás, aprofunda os conhecimentos que se adquire neles.
Após a conclusão dos módulos, os participantes passam por um questionário que avalia a compreensão e capacidade de aplicar os conhecimentos em situações práticas. Isso, sobretudo, destaca a importância da implementação ética e responsável da tecnologia de IA.
Leia mais: Grupo de trabalhadores tem direito à casa própria e a maioria não sabe
Introdução aos Grandes Modelos Linguísticos
Outro dos cursos inteligência artificial do Google oferece uma visão abrangente sobre a tecnologia de modelos linguísticos de grande porte (LLM). Em resumo, o conceito é fundamental para desenvolver aplicações de IA avançadas. Por exemplo, os assistentes de conversação, ferramentas de tradução automática e sistemas de geração de texto.
O programa também prevê a conclusão em um dia ou 8 horas de dedicação. O módulo inclui o vídeo introdutório de 15 minutos, material de leitura complementar e um questionário de 20 minutos.
Leia mais: Como Steve Jobs se tornou um grande líder em 10 minutos?
Introdução à Geração de Imagens é um dos módulos dos cursos de inteligência artificial
Este curso, por sua vez, foca nos modelos de difusão, tecnologia emergente que está revolucionando a geração de imagens por algoritmos. Assim, proporciona uma compreensão sólida dos princípios físicos e termodinâmicos que se relacionam ao funcionamento, sobretudo para criar representações visuais realistas.
Sendo assim, o treinamento capacitar para o treinamento desses modelos avançados, além de como implementá-los pelo Vertex AI, ferramenta de desenvolvimento da Google Cloud. Além disso, inclui um vídeo introdutório de nove minutos e um questionário de avaliação de 25 minutos.
Cursos específicos de inteligência artificial
Além das capacitações acima, os cursos que o Google lançou também abordam conhecimentos mais aprofundados sobre IA. Sendo assim, destinam-se a quem tem habilidades avançadas na área.
Os cursos de Arquitetura Codificador-Decodificador e o Mecanismo de Atenção, por exemplo, oferecem uma compreensão mais técnica e detalhada dessas inovações.
Ademais, exploram aplicações práticas da Geração de Imagens por meio de modelos de difusão, bem como o desenvolvimento de Modelos de Subtitulação de Imagens. Assim, ensinam os participantes a criar suas próprias soluções de IA.
Finalmente, o curso sobre Generative AI Studio introduz os usuários a ferramentas de desenvolvimento concretas que podem ser usadas para prototipar e personalizar soluções de IA.
0 comentários